POLÍTICA

min de leitura - #

TJ-PR inocenta ex-vereador

Da Redação

| Edição de 16 de dezembro de 2022 | Atualizado em 16 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por unanimidade, a 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) julgou procedente, nesta semana, recurso impetrado pelo ex-vereador de Apucarana, Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), que foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa em ação movida em 2016 pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público, Eduardo Cabrini. Gilberto Lima havia sido condenado sob acusação de prática de prevaricação por supostamente ter influenciado com seu poder político na concessão de ponto de táxi na cidade para um de seus apoiadores. Além de improbidade, Gilberto Lima teve seus direitos políticos cassados por oito anos, ficou impedido de contratar serviços junto à Prefeitura e condenado ao pagamento de multa civil no valor de até um salário mínimo. Em sentença assinada pelo desembargador Carlos Mansur Arida, Gilberto Lima foi inocentado das acusações e agora está livre para disputar cargos eletivos.

Sessões extraordinárias

A Câmara de Apucarana realiza nesta sexta-feira duas sessões extraordinárias, às 10 horas e às 10h40, para votação de projetos encaminhados pelo Poder Executivo e também para limpeza de pauta de outras matérias que já estavam em trâmite na Casa. Da pauta constam sete projetos de leis, um projeto de decreto legislativo e dois requerimentos. Entre os projetos encaminhados pelo Executivo, destaca-se o que concede subvenção social para as entidades assistenciais. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), os vereadores farão ainda uma sessão específica, na próxima segunda-feira, às 16 horas, para eleição da nova Mesa Executiva para o biênio 2023/2024.

Eleição em Kaloré

Com cinco votos a seu favor, o vereador Moacir Fuzetti Segundo (PSD) será o novo presidente da Câmara Municipal de Kaloré, conforme eleição da nova mesa executiva realizada na noite desta quarta-feira. A vice-presidência ficou com Paulo Sérgio Agostini (MDB); para secretário foi eleito Joseilton Fernando Macari (PSD); para 1º secretário, Fernando Oliveira (Podemos); e para 2º secretário, Everton Lopes de Oliveira (PSD). Moacir Fuzetti subsbtitui o atual presidente Marcos Sanches Junior (MDB). Em seu discurso, Fuzetti afirmou que conta com a ajuda de todos os companheiros de Legislativo para realizar um bom mandato, pois seu único objetivo é pensar no bem da população.

De volta ao cargo

O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro (PP), retornou ao gabinete no início desta semana, após 30 dias de férias anuais, em que sua vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo, assumiu o comando da Prefeitura. Assim que retomou o cargo, Moisés Ribeiro viajou para Brasília para participar de um encontro de prefeitos organizado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. Os gestores públicos foram apresentar a pauta municipalista para os novos parlamentares eleitos, além de terem a oportunidade de negociar a análise de projetos prioritários com deputados federais e senadores. Moisés Ribeiro tem participado da luta em defesa do municipalismo. 

Imunidade a ex-presidentes

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), corre para tentar colocar de pé nos próximos dias uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê que ex-presidentes da República possam se tornar senadores vitalícios – com direito à imunidade, mas fiquem proibidos de concorrer em eleições. A articulação de Lira começou pelo Senado, envolve partidos da base do atual governo e da oposição e visa  garantir um caminho mais tranquilo para conseguir aprovar, na Câmara, uma outra PEC – a da Transição, que amplia o limite de gastos do governo federal e da qual o futuro governo Lula depende para cumprir promessas de campanha. 

VAPT-VUPT

CISVIR Nesta sexta-feira, às 9h30, acontece eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Na disputa estão o atual presidente Hermes Wicthoff (PSD), de Mauá da Serra, e Ylson Gallo (PSD), de Faxinal.

ANIVERSÁRIO Borrazópolis completou neste dia 14 de dezembro 70 anos de emancipação política, data que já foi lembrada com festejos entre os dias 8 e 11 de dezembro. Prefeito Dalton Moreira (PDT) considera que município está no caminho certo.

OBRAS EM FÉRIAS Em Lunardelli, o prefeito Reinaldo Grola (PSD) diz que, mesmo neste final de ano, as obras não param. Tanto que assinou ordem serviço para reforma da Escola Maria Lesak e do Cantinho Agrícola para ser executada nas férias escolares.

DESPEDIDA O deputado federal não reeleito no pleito deste ano, Rubens Bueno (Cidadania), fez nesta quarta-feira um discurso de despedida da Câmara dos Deputados, após cinco mandatos consecutivos. Ele fez um balanço do seu trabalho.