POLÍTICA

min de leitura - #

TSE recebe pedidos de 12 postulantes ao Palácio do Planalto

Agência Brasil

| Edição de 15 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de agosto de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 12 pedidos de registro de candidatura para a disputa da Presidência da República nas eleições de outubro. O prazo para registro eletrônico terminou às 8 horas desta segunda-feira. A entrega de registros por meio físico no TSE, no entanto, terminou às 19 horas de ontem.

Após os candidatos serem aprovados nas convenções partidárias, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é uma formalidade para verificar se os candidatos têm alguma restrição legal e se podem concorrer ao pleito.

Com o recebimento dos pedidos, as solicitações de candidaturas serão publicadas pelo tribunal. Em seguida, será aberto prazo de cinco dias para que candidatos e partidos adversários e o Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar os pedidos.

O próximo passo será o julgamento do registro pelo ministro que foi sorteado para relatar o processo, que deverá ser julgado até 12 de setembro.

Os candidatos registrados são os seguintes: Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU). (AGÊNCIA BRASIL)