POLÍTICA

min de leitura - #

Vereador Molina é eleito presidente da Câmara Municipal de Apucarana

Edison Costa

| Edição de 20 de dezembro de 2022 | Atualizado em 20 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com oito votos a favor e três contrários, o vereador professor Luciano Augusto Molina Ferreira (PL) foi eleito nesta segunda-feira novo presidente da Câmara Municipal de Apucarana para o biênio 2023/2024. Ele teve o voto contrário do vereador Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis - que lançou sua própria candidatura à presidência se dizendo alijado do processo de formação da chapa – e também dos vereadores de oposição Lucas Ortiz Leugi (PP) e Moisés Tavares Domingos (Cidadania).

Moisés Tavares, por sua vez, também montou sua própria chapa denominada “Oposição Independente” colocando apenas seu nome na disputa de todos os cargos da Mesa Diretora. Ele recebeu o voto favorável seu e do vereador Lucas Leugi.

A votação foi nominal, com cada cargo sendo votado separadamente. Por 9 votos a 2, o vereador Valdeir Tiago Batista Cordeiro de Lima (MDB) foi eleito vice-presidente; Rodrigo Lauer Lievore Recife (União Brasil) ficou como primeiro secretário; e Mauro Bertoli (União Brasil), como segundo secretário.

Esta será a segunda vez que Luciano Molina vai comandar a Câmara de Apucarana. Ele já foi presidente no biênio 2019/2020. E agora substituirá o vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), que está no cargo desde 2021.

Molina salienta que sua intenção é fazer um bom trabalho a exemplo do que ocorreu na sua primeira gestão, com inovação na área administrativa e implantando projetos de interesse do Legislativo, como foi o de energia solar, além de propor outros em favor do município. “Queremos fazer uma câmara com o apoio de todos os vereadores para ter um Legislativo forte e que possa representar bem os 140 mil habitantes de Apucarana”, afirmou.

Sobre a sua eleição para a presidência, ele assinala que formou uma chapa com muita conversa e muito diálogo com os vereadores, dentro de uma conversação que já vinha há algum tempo. Segundo ele, a votação foi a esperada. Ele observa que a oposição votou contra e houve vereador que votou nele mesmo, mas isso faz parte do processo democrático do parlamento.

O atual presidente Franciley Preto Godói Poim considera que a eleição foi tranquila e democrática e que agora está preparando o Legislativo para entregar o comando ao seu sucessor. “Até 31 de dezembro queremos estar com todos os nossos compromissos em dia”, diz Poim, agradecendo a toda sua equipe administrativa que tem colaborado para que sua gestão tivesse êxito. A posse do novo presidente será dia 1º de janeiro, às 10 horas.

Comissões especiais farão plantão durante o período de recesso

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de Apucarana também aprovou a instalação de duas comissões especiais para atuarem durante o período de recesso do Legislativo, que começa neste dia 20 e vai até dia 6 de fevereiro. Tratam-se da Comissão Representativa e Temporária e da Comissão Especial de Loteamentos.

A indicação de nomes para compor a Comissão Representativa e Temporária foi feita através de requerimento do vereador Mauro Bertoli, ficando assim constituída: Antônio Luciano Fachiano (PSB), Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis, Tiago Cordeiro de Lima (MDB), Antônio Garcia (União Brasil) e Jossuela Martins Pirelli (PROS). Cabe a essa comissão emitir pareceres em todos os projetos que forem apresentados pelo Executivo no recesso.

Já a Comissão de Loteamentos, que também tem poderes para emitir pareceres sobre projetos desta área, é composta por Rodrigo Recife (União Brasil), Marcos da Vila Reis (PSD) e Jossuela Pirelli (PROS). Esta comissão foi indicada pelos vereadores Franciley Poim (PSD), Luciano Molina (PL), Mauro Bertoli (União Brasil) e Tiago Cordeiro de Lima (MDB).