POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores aprovam programa ‘Papel Zero’ no âmbito da Câmara de Apucarana

Edison Costa

| Edição de 27 de março de 2023 | Atualizado em 27 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou em primeiro turno, na sessão ordinária desta segunda-feira, projeto de resolução assinado pelo presidente da Casa, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), que implanta o programa “Papel Zero” em todos os processos da rotina administrativa interna. A proposta visa abolir o uso de papéis em procedimentos como projetos de lei, requerimentos, indicações, ofícios e outras situações administrativas, substituindo tudo pelos instrumentos eletrônicos ou digitais disponíveis. Isso vale tanto para a administração interna de modo geral como para os gabinetes dos vereadores.

De acordo com Molina, a abolição de papéis na rotina administrativa fortalece o foco em questões ambientais e no estímulo à mudança de hábitos diários como forma de reduzir o impacto no meio ambiente. Vale lembrar que no início deste mês a Câmara também aboliu o uso de copos plásticos, que foram substituídos por copos de vidro e xícaras de cerâmica para servir café ou água às pessoas. 

O presidente da Câmara acrescenta que o programa “Papel Zero” possibilita uma série de vantagens, como a eliminação de custos para manuseio, impressão e armazenamento de documentos, mais agilidade para tramitação de documentos e processos, a integração com sistemas novos ou já existentes e a rastreabilidade e transparência nos processos. “As ferramentas digitais contribuem para a economia de recursos e mais eficiência no atendimento das demandas, fatores importantes quando falamos de administração pública”, justifica Molina.

Na sessão de ontem, a Câmara aprovou ainda três projetos do Executivo em redação final, 13 projetos de decreto Legislativo e quatro requerimentos de autoria dos vereadores. (EDISON COSTA)