POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores do Vale definem diretoria provisória da Acavi

Da Redação

| Edição de 30 de junho de 2022 | Atualizado em 30 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Vereadores do Vale definem diretoria provisória da Acavi

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com participação de representantes de 14 câmaras municipais da região, foi definida nesta quinta-feira uma diretoria provisória da Associação de Câmaras Municipais de Vereadores do Vale do Ivaí (Acavi). O encontro de vereadores foi realizado na sede do Legislativo de Ivaiporã. O objetivo é reorganizar a documentação da entidade - sem ação desde 2009 - a tempo de promover uma eleição em dezembro para diretoria definitiva.

A dirigente provisória da entidade, a presidente da Câmara de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB), destaca que o objetivo é resgatar a representatividade do legislativo municipal na região. “Queremos uma associação para que possamos ter voz e possamos somar nos projetos do Executivo”, comenta a vereadora, que é uma das responsáveis pela articulação da retomada da entidade.

A diretoria provisória tem como vice o presidente da Câmara de Cambira, Cleber Torres (Cidadania), popular Coxa. Segundo ele, os próximos passos da diretoria são ‘organizar’ a casa. “Temos que organizar e regularizar a documentação da entidade, que está parada desde 2009”, comenta.

A Acavi segue a mesma base territorial da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que conta com 26 municípios. Segundo Torres, a associação de vereadores pode ter um papel fundamental no desenvolvimento de todo o Vale do Ivaí com atuação junto ao Executivo. “Queremos discutir projetos e boas ideias”, comenta.

A primeira reunião para reativação da Acavi foi realizada no dia 10 de junho, em Apucarana, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Vários presidentes de câmaras e outros vereadores da região participaram do encontro naquela oportunidade, com a presença também do presidente da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), Frederico Freitag (PL), de Peabiru.

Todos defenderam a necessidade de os legislativos municipais se organizarem e trabalharem unidos em defesa dos interesses dos municípios da região e, ao mesmo tempo, promover ações de capacitação e valorização dos parlamentares que representam diretamente a população junto ao Poder Executivo.

Para o ex-presidente da Acavi, vereador Mauro Bertoli (União Brasil), de Apucarana, é importante que a associação seja reativada e fortalecida. No seu entender, os vereadores precisam ser mais valorizados, uma vez que são os políticos que estão sempre mais próximos da população, conhecendo melhor a realidade dos bairros e dos distritos. “Juntos, também podemos dar mais força política para o Vale do Ivaí”, afirma.