POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores pregam pacificação

Da Redação

| Edição de 31 de outubro de 2022 | Atualizado em 31 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Vereadores pregam pacificação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As eleições presidenciais do último domingo, em que saiu vitorioso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) numa disputa acirrada com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), foi um dos assuntos principais comentados na sessão desta segunda-feira da Câmara de Apucarana. Vereadores esperam que, após conflitos entre candidatos e eleitores, a paz volte a reinar no País. “O novo governo deve unir a população e não pensar em revanchismo”, disse a vereadora Jossuela Pirelli (PROS). “Talvez não deu o que a pessoa pensava, mas em eleição sempre tem um vencedor e um perdedor”, afirmou Toninho Garcia (União Brasil), acreditando que o resultado do pleito possa ser esquecido logo com a chegada da Copa do Mundo. “O que me deixou preocupado foram os discursos de ódio de um e de outro”, acrescentou Tiago Lima (MDB), esperando que o novo governo possa construir um País para todos. 

Um país dividido

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) disse ontem, na sessão da Assembleia Legislativa, que o País sai ainda mais dividido das urnas após essas eleições, mas lembrou que Lula quer reunificar o país. “Ele vai tratar todos os governadores da mesma forma, porque o objetivo do partido é um só: trabalhar para melhorar a vida das pessoas e trazer alegria para elas”. Requião Filho (PT) destacou que, diante de tantas injustiças, perseguições e uso da máquina, os brasileiros suportaram firmes. “Nunca eu tinha visto um país da magnitude do Brasil, onde se usou tanto a máquina pública em favor do governante. Mas os brasileiros escolheram o amor em vez do ódio”, afirmou. 

Moro na oposição

O ex-juiz Sergio Moro adiantou neste domingo à noite que fará oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2023. Em sua conta no Twitter, o senador eleito pelo Paraná disse que pretende trabalhar pela “união do país”. “A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País”, escreveu o ex-ministro de Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter. “Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”, disse.

Municipalização da água

Na sessão ordinária desta segunda-feira, a Câmara de Apucarana aprovou requerimento do vereador Toninho Garcia (União Brasil), que pede informações à Sanepar sobre o cronograma de implantação da rede de esgoto no Distrito de Vila Reis. Segundo ele, a Sanepar garante que já cumpriu a meta de 80% de saneamento básico em Apucarana, porém o benefício ainda não chegou à Vila Reis. O vereador Luciano Molina (PL) disse reconhecer que a Sanepar vem fazendo investimentos na cidade, mas que ainda há muito para se fazer. Durante a discussão foi comentada a possibilidade de municipalização da água em Apucarana, assim que vencer o contrato.

Pirapó sediará a Feicafé

O Distrito de Pirapó sediará de sexta a domingo a 16ª Festa do Café (Feicafé). O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Apucarana, com apoio da Prefeitura de Apucarana. “Teremos agenda técnica direcionada aos produtores rurais e atrações culturais e de lazer para a população. Estão confirmados shows musicais, com a presença de artistas nacionais, com destaque à dupla sertaneja Rick e Renner, que se apresenta no sábado”, anuncia o prefeito Junior da Femac (PSD), lembrando que devido à pandemia o evento não pode ser realizado nos últimos dois anos. A estrutura da Feicafé está sendo armada em área de 4 mil metros quadrados junto à Avenida Cesário Festi, no acesso antigo ao distrito. 

VAPT-VUPT

JUSTIFICATIVA Eleitores que não votaram no segundo turno das eleições deste domingo têm até o dia 9 de janeiro para justificar a ausência. Quem não votou no primeiro turno e não justificou tem até dia 1º de dezembro para apresentar a justificativa.

PREFEITOS Eleitores de oito municípios também tiveram que escolher novos prefeitos neste domingo. São eles Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

FPM Prefeituras receberam na sexta-feira o último repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse fechou o mês com um crescimento de 13,70% em relação a igual período do ano passado.

PEC DO FPM O movimento municipalista já coletou assinaturas suficientes para que a PEC que amplia em mais 1,5% o FPM às prefeituras a partir de março tramite na Câmara dos Deputados. Recurso é para custear piso da enfermagem.