REVISTA UAU

min de leitura - #

Alinhadores transparentes: a nova tecnologia para tratamentos ortodônticos

redação

| Edição de 20 de março de 2019 | Atualizado em 19 de março de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ortodontia atual busca incorporar características cada vez mais estéticas aos seus tratamentos, com a finalidade de suprir a exigência de pacientes, principalmente adultos preocupados com a sua imagem. Bem diferentes dos modelos tradicionais, os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis que aplicam forças para movimentar dentes de forma incremental. 

O seu design é parecido com uma moldeira e são tão discretos que ficam praticamente imperceptíveis no sorriso. Eles são confeccionados com base na dentição da pessoa e projetado digitalmente. “Os alinhadores estéticos são bem diferentes dos aparelhos comuns e proporcionam uma terapia mais simples e confortável aos pacientes. Também são considerados os mais modernos dos consultórios dentários”, explica Lauriane Molina Lataliza, da Odontologia Rechi, de Apucarana.
• Orientação de um profissional
Assim como todo tratamento ortodôntico, cada caso é único. Portanto, será entregue para cada paciente um conjunto de vários alinhadores, que devem ser utilizados em sequência, de acordo com as informações e orientações profissionais. Esses acessórios podem corrigir problemas como dentes levemente “tortos” ou desalinhados e até casos de dentes “diastemados” ou separados. Cada alinhador é utilizado por duas semanas, em média, até que o sorriso alcance a posição desejada pelo dentista. 

Vantagens
Uma das maiores vantagens desse aparelho é que ele não é fixado nos dentes. Sem todas aquelas estruturas do modelo tradicional, o modelo agiliza bastante nas consultas iniciais e de revisão. Ele também pode ser retirado em alguns momentos, como em uma festa ou em qualquer evento em que a pessoa queira sair bem na foto. Além de extremamente estéticos, eles podem ser retirados para passar o fio dental ou escovar os dentes. Outra grande vantagem é que ele proporciona um tratamento mais rápido e praticamente sem dor.
O alinhador invisível só movimenta os dentes necessários e ele é totalmente lisinho, sem causar aftas no paciente.
Você poderá também saber a expectativa do tratamento antes de inicia-lo com a ajuda de um software 3D, que proporciona diferentes simulações de resultados da terapia.