De acordo com a Professora Regiane e os alunos do 5º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Prestes, o Projeto Cultural Vamos Ler é um caminho para o desenvolvimento intelectual, onde vem sendo despertado o interesse pelas coisas que acontecem ao nosso redor e também incentivando as crianças a terem mais interesse pela leitura.
Mesmo com tanta tecnologia no mundo, a leitura está em primeiro lugar, pois, ampliando o projeto, os alunos estão entrando na geração digital, onde eles terão acesso às notícias de uma maneira diferente e moderna.
A leitura é essencial para crianças, jovens e adultos, o mundo seria melhor e as pessoas fariam escolhas mais inteligentes se todos lessem mais e demonstrassem mais interesse na leitura.
Os alunos estão empolgados com o projeto, eles afirmam que o jornal faz com que aprendam novas palavras, que os ajudam na produção de texto e nos concursos de redação. Muitos também aprenderam como é um jornal, pois nunca tinham tido contato com um.
Os pais também são apoiadores do projeto: “Tendo uma filha que cursa o 5º ano, pude observar o interesse da mesma em ler o jornal e interagir com a família.” – diz a mãe da aluna Lanna de Moraes. Já o pai do aluno Kauã Henrique diz que: “todos os jovens merecem ter o jornal, ele é muito bom para as crianças.”
Quando é hora de trabalhar o projeto todos ficam felizes e ansiosos, pegam o jornal e já começam a folhear para ver o que mais gostam antes de começarem seus trabalhos. Uma das partes que mais gostam são as Charges, pois já são muito críticos. Por ocasião da copa do mundo, fizeram charges criativas e engraçadas.
Na escola, o jornal é trabalhado em parceria com o 3º ano, com a Professora Adriana que também ressalta a importância da leitura com seus alunos, “alguns já começam a ter um senso crítico a respeito das notícias que o jornal traz, despertando a curiosidade e ampliando o vocabulário, os meninos gostam da página sobre esportes e as meninas adoram ver as fotos da coluna social e saber sobre o capítulo da sua novela favorita, o jornal acrescenta muito na sala de aula.”
VAMOS LER
MAIS LIDAS
-
Cidades
17/04Paraná tem a menor taxa de recusa familiar para doação de órgãos do país
-
Cidades
21/10Fechamento da Escola Gabriel de Lara gera debate em Apucarana
-
Cidades
07/10Lote 4 da concessão de pedágio prevê alargamento da PR-444
-
Cidades
19/01Lagoa se forma na beira da PR-444 em Arapongas
-
Política
06/12Transição: não há orçamento para compra de livros didáticos em 2023