A desembargadora Joeci Machado Camargo, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), estará neste sábado em Apucarana. Ao lado do prefeito Junior da Femac (foto) e de seu secretariado, a magistrada irá acompanhar o último dia de atendimento do Programa Justiça no Bairro, no Ginásio Lagoão. Entusiasta da iniciativa de facilitar o acesso da justiça pela população, criada há 20 anos pelo TJ-PR, Joeci também irá comandar o casamento comunitário, no período da tarde, no ginásio de esportes do Sesc, oficializando a união de 82 casais. O prefeito enaltece o trabalho que vem sendo realizado pela desembargadora. “O Justiça no Bairro é uma iniciativa excepcional pela facilidade de resolução de várias situações e por garantir acesso a dezenas de serviços pela população. Agradecemos a desembargadora Joeci Camargo por se colocar à disposição de Apucarana e sua gente”, assinala.
Ratinho Jr. presidente
O governador Ratinho Junior (PSD) admitiu à revista Veja desta semana que poderá se lançar candidato à Presidência da República. “Antes de 2026 temos outros três anos. Existe um mal do político de querer antecipar as fases e meu foco realmente está no Paraná. Mas estou feliz neste novo momento em que o Brasil apresenta novas lideranças, como a dos governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Romeu Zema, de Minas, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul”. Ele salientou que também quer fazer parte de um projeto político que possa transformar o País, mas sem esse negócio de extremismo entre direita e esquerda.
Votação em Apucarana
A Câmara de Apucarana já definiu a pauta de votação de matérias para a sessão ordinária que será realizada nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. Da ordem do dia constam quatro projetos de lei, dois deles em votação final e dois em primeiro turno. O projeto que entra em votação é de autoria do vereador Moisés Tavares (Cidadania), que estabelece símbolo de identificação de pessoas com deficiência oculta, como autismo, entre outras. O objetivo é garantir atendimento prioritário a essas pessoas em repartições públicas, empresas prestadoras de serviços públicos e em empresas privadas. O projeto seria votado na sessão anterior, mas foi retirado de pauta pelo próprio autor.
Zona Azul em Ivaiporã
Vereadores de Ivaiporã estiveram reunidos quinta-feira, na Câmara Municipal, para discutir a implantação da Zona Azul no sistema de estacionamento rotativo da área central da cidade. Sob o comando do presidente da Câmara, Edvaldo Montanheiri (PTB), o Sabão, participaram do encontro o secretário municipal de Administração, Rodney Paiva, e o especialista em trânsito, Clóvis Bordinoski. A reunião teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas levantadas pelos próprios vereadores sobre como vai funcionar o sistema de estacionamento monitorado, além de permitir que eles fizessem sugestões que possam melhorar o projeto.
Animais acorrentados
A Câmara de Arapongas aprovou nesta semana projeto de lei do vereador Rodrigo de Deus (Republicanos), que proíbe manter animais acorrentados. De acordo com ele, o projeto originou-se por seu trabalho de campo e como orientador contra maus-tratos a animais. “Infelizmente, o hábito de manter animais presos em correntes é corriqueiro e antigo na nossa sociedade, em que muitos casos as correntes são pesadas e demasiadamente curtas para o animal se locomover. Os cães, que mais sofrem, são animais sociais e precisam do contato com seus tutores”, diz. A multa é de 1 UFA (Unidade Fiscal de Arapongas) para pessoas e 4 para estabelecimentos comerciais.