BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Definições de última hora

Da Redação

| Edição de 02 de agosto de 2024 | Atualizado em 02 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Definições de última hora

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para surpresa de ninguém, a corrida pela Prefeitura de Apucarana vai se definir mesmo apenas aos 45 minutos do segundo tempo. Até segunda-feira (5) prazo derradeiro de convenções da Justiça Eleitoral devem ser definidos os vices de Rodrigo Recife (MDB) e Rodolfo Mota (União), que faz a convenção de seu partido no domingo, quando se espera o anúncio. Também é preciso saber como vai ficar a composição do PT de Jane Reis, que tem convenção na segunda-feira. Após um ensaio com Camilla Bolonhezi (PSB), as coisas parecem ter esfriado. Camilla, que sumiu de suas redes sociais, até então muito ativas, prepara um pronunciamento neste sábado a respeito de seu futuro nas eleições municipais. Também na segunda-feira será revelado o desfecho do deputado federal  Beto Preto após a retirada de sua pré-candidatura nesta quinta-feira. A composição do PSD e demais partidos lança no último dia candidato e vice na corrida pela Prefeitura.  

Sábado movimentado

O sábado será movimentado em várias cidades da região. Em Faxinal, estão marcadas as convenções do ex-prefeito Adilson Silva Lino (PL) e do empresário Hermes Santa Rosa (PSD) e do vice Rubens Kaplun (Republicanos), que formam a chama apoiada pela situação. Neste sábado o PL se reúne em convenção também em Novo Itacolomi, para majorar a candidatura do ex-prefeito Jesuel de Oliveira, que entra na disputa tendo como vice o vereador Ivanil Silva, o Vanil, também do PL. Em Jardim Alegre, as convenções se encerram neste sábado para homologação da candidatura de Omar Yassim (MDB). 

Retorno das sessões 

A Câmara de Vereadores de Apucarana retoma as sessões ordinárias a partir desta segunda-feira (5), após o recesso parlamentar do mês de julho. A primeira sessão do segundo semestre será realizada às 16 horas, conforme horário regimental. De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Agir), a princípio será uma sessão normal, sem discussão e votação de projetos. Mas ele vai aproveitar o encontro para fazer a prestação de contas do Legislativo referente ao mês de julho. Vereadores retomam os trabalhos em meio ao clima das convenções partidárias para definição dos candidatos a prefeito, vice e vereadores em Apucarana.

PT fora em Ivaiporã

O Partido dos Trabalhadores (PT), de Ivaiporã, realiza convenção neste sábado, a partir das 9 horas, na Associação dos Funcionários de Furnas para deliberar sobre as eleições municipais. De acordo com o presidente da sigla, Kleber Teixeira Ditikun, que concorreu ao cargo de  prefeito na eleição de 2020, o partido terá chapa completa de candidatos a vereador, ou seja, 10 concorrentes. Quanto à majoritária, o seu entendimento é que não há possibilidade de o PT lançar candidatos a prefeito e vice, mas essa é uma posição que será decidida na convenção. Por enquanto, Ivaiporã tem dois candidatos a prefeito: Luiz Carlos Gil (PSD), que concorre à reeleição, e Miguel Amaral (Podemos).

Convenções em Marilândia

O vice-prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (PSD), teve sua candidatura a prefeito homologada na noite desta quinta-feira (1) em convenção realizada na Câmara Municipal. Participaram da convenção também o PL e o Progressistas. O grupo sai com 30 candidatos ao legislativo. Walmir Peres é agricultor e conta com apoio do prefeito Aquiles Takeda (PSD) e do deputado federal Beto Preto (PSD), que participou da convenção. O vice de Walmir é o professor Ivonei Gomes (PL). Também está na disputa o ex-prefeito Pedro Sérgio Mileski (PV), que sai como vice o Marcelo da Oficina.