"Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Ef 5, 17).
O quanto seríamos felizes e realizados se compreendêssemos e, compreendendo, cumpríssemos à risca a vontade de Deus para nós. Ao declaramos no Pai-Nosso ‘seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu’, expressamos nosso desejo de viver de acordo com os desígnios do Pai para, na eternidade, contemplá-Lo e viver completamente segundo sua Vontade.
Cada palavra, cada frase da oração do Pai-Nosso é um chamado de Deus, um ensinamento diário para que possamos tomar posse de sua graça e perseverar no caminho da santidade. A Vontade de Deus é perfeita por excelência. Não há erro em Deus, nem falhas ou dúvidas. Esse trecho é uma expressão de nossa total confiança e certeza de que a Vontade Dele é sempre melhor para nós, mesmo quando não é igual a nossa.
Em nossas preces e súplicas é comum que queiramos ser atendidos conforme o que achamos melhor para nós, chegamos a falar para Deus como Ele deve agir, como se Ele não soubesse de tudo! Somos um tanto infantis em se tratando de pedidos a Deus, ingênuos até, por pensarmos que a Vontade e o Agir Dele vai se adequar ao nosso, quando deve ser exatamente o oposto.
Cristo veio ao mundo para cumprir a Vontade do Pai, vemos isso em sua oração no Monte das Oliveiras, quando, diante de sua suprema angústia, ajoelhou-se e orou: “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a Tua.”(Lc 22,42). Como Cristo, devemos desnudar nosso coração, reconhecendo que Deus tem conhecimento e sabedoria que vai além, muito além do que podemos imaginar. Deus sabe do que somos feitos, conhece nossas fraquezas e nossos impulsos e, ainda mais, sabe que nem sempre, quase nunca, sabemos pedir ou discernir sobre o que é melhor para nós. Sozinhos somos radicalmente incapazes de nos entregarmos por inteiro à vontade de Deus, porém, unidos a Cristo e com a força de seu Espírito Santo, podemos entregar-lhe nossa vontade e optar por fazer a Vontade do Pai. É pela oração constante que aprendemos a praticar a vontade do Pai que está nos céus. “Se alguém faz a Vontade de Deus, a este Deus escuta” (Jo 9,31). Com a Virgem Maria, aprendamos a fazer a Vontade do Pai aqui na terra e nos Céus, então, como Ela, digamos sempre: “Faça-se em mim segundo a Vossa vontade”.