Solenidade foi realizada ontem no Centro Cívico e lembra Dia da Vitória
O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec) relembrou, o Dia da Vitória, em comemoração aos 73 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. A cerimônia ocorreu no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, em frente do Monumento ao Expedicionário, e contou com as presenças dos ex-pracinhas Antônio Ferreira Dantas e João Estevam Bérgamo.
A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BIMec, e contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac) e do presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli. Também participaram do ato soldados do 30º BIMec, colaboradores e um grupo de estudantes do Colégio Platão.
Para homenagear os ex-pracinhas, foi colocada uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário. O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória por ter sido a data formal da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou do conflito com o efetivo de aproximadamente 25 mil combatentes da FEB, que atuaram nos campos da Itália.
O tenente-coronel Deina lembra que cerca de 10 ex-combatentes da FEB estão vinculados à seção de inativos e pensionistas do 30º BIMec, mas por questões de saúde e de locomoção nem todos conseguem participar do evento. Os ex-dois combatentes que participaram da solenidade estão com 97 anos, moram em cidades da região e vieram especialmente para participar das homenagens. (DA REDAÇÃO)