Hoje é o Dia Mundial do Alzheimer, data instituída para chamar a atenção da população para a doença. De acordo com o médico neurologista e diretor técnico do Hospital da Providência, Eudilson Mendonça, o Mal de Alzheimer não pode ser confundido com processo natural do envelhecimento e sim uma doença que exige tratamento.
Segundo ele, a doença se configura, principalmente, por dificuldades em guardar memórias recentes. “Outros traços apresentados por pessoas acometidas pelo Mal de Alzheimer são a desorientação espacial, a perda de pontos de referência no ambiente e alterações cognitivas, podendo afetar até os movimentos em casos mais avançados”, explica.
Apesar de a causa ainda não ter sido descoberta, os pesquisadores possuem algumas teorias. “Sabemos que há um componente genético e que gera uma degeneração cerebral no paciente. Geralmente acomete pessoas a partir dos 65 anos e é mais comum em mulheres do que em homens”.
De acordo com Mendonça, há algumas práticas para prevenir ou retardar a doença. “Alimentação saudável, atividades físicas, tratamento a doenças como diabetes e colesterol alto, além de adquirir conhecimentos em várias áreas são atividades recomendadas. É importante estimular o cérebro de diferentes formas”, diz.
Já o tratamento é realizado através de medicamentos que buscam controlar os efeitos da doença, como a agressividade e a desorientação. “Acredito que hoje há um maior comprometimento da sociedade com pessoas que têm o Mal de Alzheimer. As pessoas têm acesso às informações acerca da doença. Os familiares estão mais sensibilizados a auxiliar essas pessoas. Isso é algo importante e que não pode regredir”, destaca o neurologista. (RENAN VALLIM)
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Cidades
04/08Programa 100% LED chega a mais dois bairros de Apucarana
-
Cidades
04/08Moradores cobram restrição a caminhões no 28 de Janeiro
-
Geral
04/08Dia dos Pais aquece as vendas e gera otimismo no comércio de Apucarana
-
Política
04/08Câmara realiza audiência para discutir empréstimo de R$ 30 mi