Em todo o Brasil, mais de 3,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não realizaram a chamada ‘prova de vida’ em 2017. A comprovação serve para evitar o pagamento indevido e também as fraudes. Na região, mais de 10,2 mil aposentados ainda são esperados para recadastramento. Prazo foi estendido e termina no dia 28 deste mês.
Dos mais de 34 milhões de beneficiários do INSS, quase 32 milhões já realizaram a comprovação de vida referente ao ano de 2017. Até o fim deste mês, 3,2 milhões de aposentados ainda não tinham comparecido aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento.
Na região do Vale do Ivaí mais Arapongas, segundo dados do INSS, ainda é necessário que 10.221 pessoas realizem a prova de vida. O maior volume é em Apucarana, onde 2.642 pessoas ainda não provaram que estão aptas a receber os benefícios. Em Arapongas, são 1.886 beneficiários. Já em Ivaiporã, o número é de 1.312.
O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a comprovação de vida em 2017 terminaria em 31 de dezembro de 2017, contudo, devido ao grande número de beneficiários que ainda não realizaram o procedimento, o prazo foi estendido até este mês. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social.
A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido.
A comprovação de vida é realizada diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).
Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento. Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a comprovação de vida por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Cidades
04/08Programa 100% LED chega a mais dois bairros de Apucarana
-
Cidades
04/08Moradores cobram restrição a caminhões no 28 de Janeiro
-
Geral
04/08Dia dos Pais aquece as vendas e gera otimismo no comércio de Apucarana
-
Política
04/08Câmara realiza audiência para discutir empréstimo de R$ 30 mi