CIDADES

min de leitura - #

Ação de combate à pobreza menstrual já entregou 58 mil kits de higiene

Da Redação

| Edição de 17 de novembro de 2023 | Atualizado em 17 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ação de combate à pobreza menstrual 
já entregou 58 mil kits de higiene

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em dois anos, o Programa “De Bem Comigo” da Prefeitura de Apucarana distribuiu de forma gratuita 58.932 kits de higiene íntima feminina, beneficiando mensalmente cerca de 4,5 mil pessoas. Iniciada em novembro de 2021, a partir de uma indicação da então vereadora e atual secretária da Assistência Social, Jossuela Pirelli, a iniciativa fornece gratuitamente a mulheres e adolescentes em idade menstrual em situação de vulnerabilidade social, quatro pacotes de absorventes, um sabonete em barra, um sabonete líquido e um desodorante.

O programa, pontua o prefeito Júnior da Femac, é uma política pública de grande impacto social. “Não podemos admitir que pessoas ainda passem por necessidades básicas como estas, por isto já reservamos recursos no orçamento para a continuidade do programa em 2024. O “De Bem Comigo é uma iniciativa de acolhimento e de resgate da dignidade que tem amparado milhares de mulheres e tem sido referência para o Brasil”, destaca Junior. 

“Através do “De Bem Comigo”, a gestão do prefeito Júnior da Femac tem combatido a “pobreza menstrual”, que é o nome dado à dificuldade de acesso a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação, levando qualidade de vida, cidadania e dignidade a quem mais precisa”, relata a secretária Jossuela.

Os kits são entregues mensalmente nos colégios estaduais e na rede de atendimento social da prefeitura. A diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Tadashi Enomoto, professora Daniele Cristina Hegeto de Freitas Violin afirma que o programa contribui para redução de faltas das alunas no período menstrual. “Aqui no nosso colégio são contempladas cerca de 100 adolescentes. Elas amaram esta iniciativa e até destacam que, às vezes, é preciso reforçar o número de kits e sempre o pedido é atendido pela secretária Jossuela Pirelli”, afirma.