CIDADES

min de leitura - #

Acidentes com motos registram aumento de 24,5% em Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 27 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento no número de acidentes envolvendo bicicletas e motocicletas nas ruas de Apucarana tem colocado as autoridades de trânsito da cidade em alerta. Os acidentes com motociclistas aumentaram 24,5% entre janeiro e novembro deste ano no perímetro urbano apucaranense, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já entre os ciclistas, o crescimento foi de 43,7%.
De acordo com estatísticas da Polícia Militar (PM), foram 23 acidentes com o envolvimento de bicicletas no município nestes 11 meses de 2018. No mesmo período de 2017, o número ficou em 16 casos, o que resulta no aumento de 43,7% deste ano. Os dados não incluem acidentes ocorridos nos trechos urbanos de rodovias, como as avenidas Minas Gerais e Governador Roberto da Silveira.
Já o envolvimento de motos foi registrado em 305 acidentes neste ano, número 24,5% maior do que os 245 registrados em 2017. Os números são ainda mais preocupantes quando colocados em perspectiva: o número total de acidentes se manteve praticamente inalterado. Foram 824 registros em 2017, quatro a mais do que neste ano.
Com isso, a participação de motocicletas no total de acidentes da cidade aumentou. No ano passado, 29,7% das ocorrências na cidade tinham o envolvimento destes veículos. Neste ano, o percentual saltou para 37,2% do total. Em relação às bicicletas, a participação nos acidentes passou de 1,9% para 2,8%.
De acordo com o capitão Vilson da Silva, responsável pelo setor de Relações Públicas do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, o aumento de bicicletas e motos envolvidos em acidentes na cidade é preocupante. “Estes números chamaram muito a nossa atenção, tanto é que devemos desenvolver em 2019 campanhas e ações voltadas justamente para estes veículos”, afirma.
O superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, também se mostra preocupado. “Cada vez mais motociclistas são formados em Apucarana. Muitos deles se arriscam entre os carros, em manobras perigosas. Por sua vez, os motoristas dos veículos maiores frequentemente não tomam os devidos cuidados. É preciso que todos se conscientizem no trânsito”, diz.
Segundo ele, a prefeitura tem tomado ações para aumentar a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes. “Estamos com novos profissionais na prefeitura que deverão ser importantes para melhorarmos nossos números. Um deles atua exclusivamente nas estatísticas de trânsito da nossa cidade e tem trabalhado juntamente com o engenheiro de tráfego, com o intuito de melhorar o trânsito da cidade”, diz.

Feridos e mortos também crescem
Ainda segundo os dados fornecidos pela Polícia Militar de Apucarana, o número de vítimas fatais cresceu 28,6%. Foram nove mortes no trânsito da cidade entre janeiro e novembro deste ano, contra sete no mesmo período do ano passado. Já os feridos saltaram 14,8%, indo de 386 em 2017 para 443 neste ano.
Já a quantidade de menores flagrados ao volante caiu 38,8%. Foram 49 casos nestes 11 meses de 2017, contra 30 em 2018. Os registros de motoristas embriagados reduziram 26,6%, passando de 139 no ano passado para 102 neste ano. Também houve menos atropelamentos: 34 em 2018, contra 37 em 2017, queda de 8,1%.