CIDADES

min de leitura - #

Amepar vai pedir para Itaipu doação de usina de reciclagem

Da Redação

| Edição de 31 de maio de 2023 | Atualizado em 31 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Amepar vai pedir para Itaipu doação de usina de reciclagem

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Oprefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSC), terá uma reunião com o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri. O encontro está agendado para o próximo dia 15, em Foz do Iguaçu. Sérgio Onofre vai reivindicar a Enio Verri que a Itaipu faça a doação de uma usina de reciclagem de lixo. A ideia é instalar a usina em Arapongas para atender todos os municípios da Amepar, com exceção de Londrina.

“Nós queremos que a parceria da Itaipu, que tem recursos e uma linha de atuação preocupada com a questão ambiental, seja parceira dos municípios na solução do grave problema que é o lixo urbano”, assinala o prefeito de Arapongas. Segundo ele, esse assunto já foi discutido entre os prefeitos, que concordam com a necessidade da usina. Porém, até o momento não foi encontrado um caminho para viabilizar o investimento.

Em marco, por exemplo, os prefeitos da Amepar receberam o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Valdemar Bernardo Jorge, e debateram uma pauta toda voltada para a questão ambiental. Entre os assuntos, houve a apresentação da Usina Natureza Limpa, desenvolvida no município de Unaí, em Minas Gerais. A apresentação esteve a cargo do diretor-presidente e CEO da empresa Natureza Limpa, Mário Martins. “Se a Itaipu se interessar numa parceria, nós finalmente poderemos ter a usina saindo do papel”, acrescenta o prefeito de Arapongas.

Sérgio Onofre lembra que vários municípios já foram advertidos por órgãos ambientais e pelo próprio Ministério Público a respeito da destinação correta do lixo urbano. “Porém, a verdade é que a maioria das prefeituras não dispõe de recursos para resolver o problema dentro das recomendações técnicas da legislação”, assinala Onofre. 

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração de lixo saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas.

A Amepar compreende 22 municípios da região Norte do Paraná polarizada por Londrina. Fazem parte da associação as cidades de Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolãndia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana