CIDADES

min de leitura - #

ANTT determina melhorias em três cidades da região

Da Redação

| Edição de 24 de março de 2023 | Atualizado em 24 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia ANTT determina melhorias em três cidades da região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a Rumo Malha Sul melhore a sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná, entre elas Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul. A ordem é resultado de uma fiscalização realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Entre os pontos em que a ANTT verificou as condições das linhas férreas está o local onde aconteceu a colisão em Jandaia do Sul, em 9 de março, quando um ônibus escolar com alunos da Apae foi atingido por um trem. Cinco pessoas morreram.

No total, foram vistoriados 55 trechos ferroviários que passam pela zona urbana dos seis paranaenses, incluindo também Sarandi, Cambé e Mandaguari. Entre esses trechos, conforme a ANTT, quatorze não tem qualquer sinalização e 22 precisam de manutenção na pintura.

A inspeção determina que, em Apucarana, seja feita repintura da sinalização rodoviária horizontal, além de avaliada a implantação de dispositivo de controle de velocidade e aprimoramento da iluminação noturna. A realização de capina também é indicada.

As mesmas determinações são válidas para os cruzamentos vistoriados em Arapongas.

Em Jandaia do Sul, além da melhoria da iluminação e repintura, a ANTT pede a realização de poda de árvores e regularização do pavimento asfáltico. A agência também sugere a implantação de dispositivo de controle de velocidade.

O relatório ainda conclui que além da responsabilidade da concessionária, outras necessidades de melhorias envolvem providências por parte das administrações públicas.

Nas seis cidades citadas, foram registrados 100 acidentes nos últimos quatro anos, sendo 25 considerados graves. Arapongas é a cidade com mais ocorrências, sendo 27 no total.

A concessionária Rumo Malha Sul se manifestou em nota divulgada à imprensa: “A concessionária informa que o documento foi recebido oficialmente nesta quinta-feira (16). A equipe técnica da empresa irá analisar as recomendações feitas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e adotar as medidas necessárias”.