Como forma de atender a alta demanda e desafogar o fluxo de pessoas na UPA e no 24 Horas Alberto Esper Kallas, a Prefeitura de Arapongas ampliou ontem os locais de atendimento a pacientes que apresentam sintomas ou que estejam positivos para dengue. Ao todo, doze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) darão o suporte exclusivo, de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde: das 13h às 17h. Tal medida visa diminuir em 30% o movimento nos Pronto Atendimentos 24 Horas nos casos relacionados à dengue, priorizando a os atendimentos de urgência e emergência. Com 274 casos positivos, o decretou epidemia.
“Nossas UBS terão um período exclusivo para verificar os casos suspeitos e também monitoramento dos casos já confirmados. O paciente ainda pode procurar os Pronto Atendimentos 24 Horas, mas as UBS’s mais próximas estão preparadas para atender esses pacientes”, orienta o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr. Ele ainda acrescenta que as demais UBS disponibilizarão diariamente de quatro a oito vagas para pacientes com quadro suspeito ou confirmados. “Isso dá maior celeridade no atendimento. Evitando longas demoras”, incluiu Paludetto.
A medida de ampliação desses atendimentos nas UBS segue até o dia 15 de abril, podendo ser prorrogada de acordo com os boletins epidemiológicos emitidos por meio do Controle de Endemias.
O novo boletim epidemiológico divulgado ontem mostra que Arapongas entrou em estado de epidemia de dengue. O município foi o último integrado à 16ª Regional de Saúde (RS) a declarar situação epidêmica. Conforme o novo boletim, de 03 a 09 de março, Arapongas contabiliza 1.945 notificações, sendo 674 casos positivos de dengue (609 autóctones – adquiridos dentro do próprio município) e 70 importados, 65 em investigação, outros 1.206 negativos e um óbito.
O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reitera sobre as ações de combate ao mosquito, com uma força-tarefa intensificada. “Estamos intensificando as nossas frentes de trabalho contra a dengue. Seguimos com atuações em limpezas em fundos de vale, terrenos baldios, fiscalizações e outras intervenções. Reforçamos para que a população continue nos ajudando. Os números têm aumentado de maneira significativa. Precisamos de ação e muita união nesse momento”, pontua.
DIA D NAS ESCOLAS
Como uma forma de envolver toda a sociedade, a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação irão desenvolver atividades do dia “D” de combate à dengue em todas as Escolas Municipais. O primeiro encontro acontece hoje, às 15h, na Escola Municipal Getúlio Vargas, na Vila Sampaio.