CIDADES

min de leitura - #

Apucarana conquista prêmio Prefeito Empreendedor

Da Redação

| Edição de 01 de junho de 2022 | Atualizado em 01 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana conquista prêmio Prefeito Empreendedor

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O projeto Sementes do Futuro, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação  rendeu a Apucarana o segundo lugar estadual no XI Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”. Entre os municípios de médio e grande porte, Apucarana ficou em primeiro lugar. O título foi entregue ao vice-prefeito Paulo Vital, que representou o prefeito Junior da Femac, em cerimônia de premiação realizada na noite de anteontem  em Curitiba. 

O prêmio reconhece gestores que implantaram projetos de incentivo ao desenvolvimento de pequenos negócios. Apucarana concorreu na categoria Empreendedorismo na Escola.

“Nós ficamos muito contentes com o resultado porque ele demonstra que nossos alunos estão recebendo educação de qualidade. Isso é fundamental para que eles se tornem cidadãos vencedores, capazes de trabalhar em equipe, enfrentar os desafios, solucionar os problemas e agarrar as oportunidades que aparecerem ao longo das suas vidas,” disse o vice-prefeito Paulo Vital. 

Segundo a secretária de educação Marli Fernandes, o projeto Sementes do Futuro contribui para o desenvolvimento de conteúdos contemporâneos e essenciais como a conscientização ambiental, a sustentabilidade, a prevenção de doenças e o empreendedorismo.

“Na primeira etapa do projeto, os alunos aprendem, de forma lúdica e prática, a confeccionarem brinquedos e objetos de decoração a partir do lixo reciclável e a cultivarem hortas e jardins, com o plantio de temperos, ervas medicinais e verduras. Em uma segunda etapa, os produtos advindos dessas atividades são vendidos em feiras promovidas pelas escolas. Já na fase final, as turmas calculam e decidem, com a ajuda dos professores, o que vão fazer com o lucro obtido nos empreendimento” detalhou a secretária.

O prefeito Junior da Femac acrescentou que o projeto também auxilia no combate de epidemias, sobretudo aquelas relacionadas à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “O projeto incentiva os estudantes a procurarem e a eliminarem possíveis focos de água parada nos quintais de suas casas. Eles também são encorajados a compartilharem as informações que recebem  com os seus familiares e amigos. Em suma, eu acredito que estamos formando uma geração de vencedores para o futuro de Apucarana,” afirmou.

O município de Ubiratã, localizado no oeste do estado, ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Escola