CIDADES

min de leitura - #

Apucarana consolida ponte aérea com Curitiba

DA REDAÇÃO

| Edição de 03 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em um mês, mais de 250 passageiros realizaram a ponte aérea entre Apucarana e Curitiba. O balanço obtido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan) mostra o resultado do primeiro mês de operação da Azul Conecta, empresa sub-regional da empresa de aviação Azul no Aeroporto Municipal Capitão João Busse. 

O prefeito, Júnior da Femac, destacou que além da segurança, conforto e rapidez, a ligação aérea com a capital do Estado está se consolidando pelo perfil socioeconômico da cidade e região. 
“Com planejamento, seriedade, trabalho e compromisso com a sociedade, nos últimos nove anos devolvemos a Apucarana sua condição de cidade polo. Somos sede de importantes órgãos governamentais do Estado e da União e, além da força do Vale do Ivaí, fortalecemos nosso polo industrial, comercial e centros universitários. A reativação de uma linha área com Curitiba era uma demanda importante, que agora, através de iniciativa do Governo Ratinho Júnior, tornou-se uma realidade”, pontuou o prefeito.
A nova linha comercial integra o programa estadual de fomento à aviação regional “Voe Paraná”, que vem sendo executado com apoio das prefeituras. Com cerca de uma hora de duração, atualmente são três voos semanais de ida e volta – terças, quintas e domingos – entre Apucarana e Curitiba. Assim que recebeu o balanço do primeiro mês de atividades da Azul Conecta, Júnior da Femac conta que fez questão de ligar e relatar ao governador. “Ratinho Júnior parabenizou os resultados de Apucarana e disse estar também muito satisfeito com o programa em todo o Estado”, relatou o prefeito Júnior da Femac.
A linha é operacionalizada com aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros e, devido à crescente demanda, a prefeitura já solicitou oficialmente à Azul Conecta mais voos para a capital. “Pedimos que a empresa opere pelo menos em mais um dia da semana, podendo ser às quartas ou sextas-feiras”, revelou o prefeito Júnior da Femac, que aguarda resposta.
Segundo dados do Idepplan, os voos partem e voltam, em média, sempre com 75% da ocupação. “Deste total, 15% são de passageiros de outras cidades da região”, esclarece Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan e responsável pelo aeroporto municipal. 
Ele explica que tem acompanhado de perto grande parte dos embarques. “Nosso aeroporto voltou a ter vida, com um fluxo constante. São empresários, estudantes universitários que voltam aos finais de semana para a cidade, outros que vão para visitar familiares, a turismo e até passageiros em busca de tratamento de saúde”, relata Mendes. A passagem da linha Apucarana – Curitiba pode ser comprada no site www.voeazul.com.br a partir de  R$143.