A baixa adesão à campanha de vacinação contra poliomielite está levando as prefeituras da região a adotar novas estratégias para ampliar a cobertura vacinal. Em Apucarana e Arapongas, as prefeituras estão recorrendo aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), onde é atendido parte do público alvo - a vacina é destinada a crianças de 12 meses a cinco anos incompletos.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior, anunciou ontem que a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Educação vai encaminhar aos pais um documento para que os responsáveis pelas crianças autorizem que a imunização ocorra nos CMEIs. A ideia é facilitar o processo de imunização, levando à vacina até a criança.
Segundo o prefeito, o município tem 6.382 crianças na faixa etária de imunização e apenas 1,5 mil já foram vacinadas. A campanha nacional contra a polio começou no início de agosto. “Não corra esse risco de deixar seu filho sem vacinar”, comentou o prefeito em alerta divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura.
O secretário de saúde do município, Moacir Paludetto Junior, destaca que a baixa cobertura da vacina contra pólio é um problema nacional. “Sabemos que pode ocorrer uma dificuldade de ida aos locais de vacinação, por isso vamos colocar em prática esta estratégia nos CMEIs”, comenta.
Em Apucarana, a Prefeitura anunciou ontem que vai abrir os 23 CMEIs no próximo sábado, entre 8h30 e 15 horas para aplicação de vacinas. “Estamos recorrendo a essa nova estratégia para darmos oportunidade a mais para os pais levarem seus filhos para vacinar contra a polio. Nossa meta é imunizar 7.689 crianças e até o momento atingimos 32% desse total. Vamos mobilizar nossas equipes de saúde neste sábado para garantirmos a proteção contra essa grave doença ao maior número de crianças possível”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.
O prefeito Junior da Femac alerta para gravidade da doença, que causa paralisia irreversível em questão de horas nas pernas ou braços. “Apelo para os pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar nas UBSs durante a semana ou no próximo sábado nos CMEIs”, conclama o prefeito Junior da Femac, lembrando que a direção da Autarquia Municipal de Educação, por meio dos professores, realizará um trabalho de divulgação da vacinação no sábado com os pais de seus alunos.
Alunos com até 5 anos incompletos que já estão frequentando escolas municipais podem se vacinar no CMEI mais próximo de sua casa.
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite teve início no dia 8 de agosto e termina no dia 9 de setembro.