CIDADES

min de leitura - #

Apucarana e Arapongas vão usar CMEIs para ampliar vacinação contra polio

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2022 | Atualizado em 29 de agosto de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A baixa adesão à campanha de vacinação contra poliomielite está levando as prefeituras da região a adotar novas estratégias para ampliar a cobertura vacinal. Em Apucarana e Arapongas, as prefeituras estão recorrendo aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), onde é atendido parte do público alvo - a vacina é destinada a crianças de 12 meses a cinco anos incompletos. 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior, anunciou ontem que a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Educação vai encaminhar aos pais um documento para que os responsáveis pelas crianças autorizem que a imunização ocorra nos CMEIs. A ideia é facilitar o processo de imunização, levando à vacina até a criança.

Segundo o prefeito, o município tem 6.382 crianças na faixa etária de imunização e apenas 1,5 mil já foram vacinadas. A campanha nacional contra a polio começou no início de agosto. “Não corra esse risco de deixar seu filho sem vacinar”, comentou o prefeito em alerta divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

O secretário de saúde do município, Moacir Paludetto Junior, destaca que a baixa cobertura da vacina contra pólio é um problema nacional. “Sabemos que pode ocorrer uma dificuldade de ida aos locais de vacinação, por isso vamos colocar em prática esta estratégia nos CMEIs”, comenta.

Em Apucarana, a Prefeitura anunciou ontem que vai abrir os 23 CMEIs no próximo sábado, entre 8h30 e 15 horas para aplicação de vacinas. “Estamos recorrendo a essa nova estratégia para darmos oportunidade a mais para os pais levarem seus filhos para vacinar contra a polio. Nossa meta é imunizar 7.689 crianças e até o momento atingimos 32% desse total. Vamos mobilizar nossas equipes de saúde neste sábado para garantirmos a proteção contra essa grave doença ao maior número de crianças possível”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac alerta para gravidade da doença, que causa paralisia irreversível em questão de horas nas pernas ou braços. “Apelo para os pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar nas UBSs durante a semana ou no próximo sábado nos CMEIs”, conclama o prefeito Junior da Femac, lembrando que a direção da Autarquia Municipal de Educação, por meio dos professores, realizará um trabalho de divulgação da vacinação no sábado com os pais de seus alunos.

Alunos com até 5 anos incompletos que já estão frequentando escolas municipais podem se vacinar no CMEI mais próximo de sua casa. 

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite teve início no dia 8 de agosto e termina no dia 9 de setembro.

Em Arapongas, 
saúde vai 
disponibilizar vacina nos CMEIs
•Documentos de autorização serão encaminhados aos pais. Município imunizou 1,5 mil das 6,3 mil crianças 
23 CMEIs de Apucarana vão abrir as portas no próximo sábado para ofertar a vacina. Município vacinou 32% do público alvo estimado em 7,6 mil crianças