CIDADES

min de leitura - #

Apucarana forma conselho de cultura

Da Redação

| Edição de 04 de março de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os novos conselheiros culturais de Apucarana vão tomam posse nos próximos dias. Eleitos no último dia 27 de fevereiro durante conferência municipal, a relação de nomes dos titulares e suplentes a serem nomeados pelo prefeito Beto Preto para ocuparem o conselho nos próximos dois anos foi informada oficialmente nesta quinta-feira (03/03) pela professora Maria Agar Vieira Borba Ferreira, secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur). “Encaminhei ao prefeito um ofício solicitando a edição de um decreto e marcação de uma data para a solenidade de posse. Estamos todos bastante motivados para iniciar as atividades e produzir ainda mais para o cenário cultural da nossa cidade”, explica a secretária.
A realização da conferência é classificada pela Promatur como um marco histórico na construção de um “grande projeto para o setor”. O evento reuniu dezenas de artistas e agentes culturais de diversos setores. “O prefeito Beto Preto tem dado todo apoio e abertura em todas as nossas realizações, que visam a formatação de um Plano Municipal de Cultura eficiente, construído de forma democrática e participativa”, cita professora Maria Agar.
Criado pela Lei Municipal nº 080/2015, de 1º de julho de 2015, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é consultivo, deliberativo e normativo paritário, formato por 12 representantes titulares e respectivos suplentes por parte do Poder Público, e 12 representantes titulares e seus suplentes representando a Sociedade Civil.
Desde junho do ano passado, Apucarana faz parte do Sistema Nacional de Cultura e a Promatur realiza atividades visando a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Neste processo, foram criadas as leis municipais, o conselho de cultura provisório e realizadas reuniões setoriais com profissionais dos setores de artesanato, dança, música, literatura, patrimônio histórico e cultura afro-brasileira, organizações não governamentais, artes plásticas e artes visuais..