CIDADES

min de leitura - #

Apucarana já soma mais de 1,7 mil casos de covid em maio

Fernando Klein

| Edição de 26 de maio de 2022 | Atualizado em 26 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana já soma mais de
1,7 mil casos de covid em maio

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cinco dias do final do mês, Apucarana já soma 1.792 casos de covid-19 em maio. O número é 1.217% superior a abril, quando foram contabilizados 136 registros do novo coronavírus. Apesar da nova onda de confirmações da doença preocupar as autoridades de saúde, o número de internações e de óbitos segue em ritmo de queda.

A média de casos de covid-19 em Apucarana é de 69 por dia em maio. O cenário é bem diferente de abril, quando o índice ficou em 4,5 diagnósticos positivos diários.

Apesar do crescimento, maio está longe de ser o mês com mais registros da doença. Em janeiro, o município somou 8.675 casos e, em fevereiro, 5.674. O número caiu para 519 em março e 136 em abril, voltando a subir em maio. Nesta quinta-feira (26), o boletim da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) trouxe 142 confirmações, elevando o número de diagnósticos positivos do novo coronavírus para 1.792 no mês.

O número de mortes, no entanto, não está acompanhando o crescimento de casos para alívio das autoridades de saúde. Nesta quinta-feira, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) notificou uma morte por covid-19 em Apucarana, que teria ocorrido entre “4 de maio de 2021 e 24 de maio de 2022”.

A AMS informou, no entanto, que o último óbito em Apucarana ocorreu há exatamente dois meses. A vítima foi uma criança de 12 anos, que tinha anemia aplásica e edema cerebral. Ela morreu em 26 de março. Assim, esse caso já deve ter sido notificado pelo município anteriormente.

Desde o início da pandemia, Apucarana já confirmou 548 mortes. Neste ano, foram 4 em março, 32 em fevereiro e 7 em janeiro. Em abril, o município conseguiu zerar a mortalidade pela doença, o que vem se repetindo agora em maio.

O secretário de Saúde, Emídio Bachiega, assinala que o avanço de casos preocupa, mas observa que essa nova onda de confirmações não repercutiu nos óbitos e nas internações. Segundo o boletim desta quinta-feira, Apucarana tem duas pessoas internadas por covid-19 no Hospital da Providência.

“São 60 dias sem óbitos e o número de internações está baixo. É claro que é importante tomar todos os cuidados. A covid-19 ainda é uma doença perigosa. Por isso, se a pessoa estiver com sintomas gripais, é importante usar a máscara e procurar fazer o teste. No caso de confirmação, o paciente precisa ficar isolado por sete dias para que passe o tempo de contágio”, afirma o secretário.

Ele acrescenta que a vacinação é fundamental para evitar os casos mais graves. O secretário avalia como positiva a procura pela quarta dose. “Estamos conseguindo manter bons índices de vacinação”, diz. Mais de 68 mil doses de reforço e adicionais já foram aplicadas.

Bachiega também defende a reivindicação feita pelo governo do Paraná de ampliar a vacinação para pessoas com menos de 60 anos, levada nesta quarta-feira (25) ao Ministério da Saúde. “Seria importante para reforçar a proteção dessa faixa etária”, considera. Atualmente, a quarta dose está liberada apenas para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

------
Números da covid-19 dispararam em maio•Em março, foram 136 registros e a cinco dias do final do mês já são 1.792 casos em maio.2 pessoas diagnosticadas com a doença estão internadas e o município não registra mortes há 60 dias