O incentivo a leitura ganhou mais um grande em Apucarana com o lançamento do Projeto Agentes de Leitura do Paraná. A iniciativa, que tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, está sendo levada pelo Governo do Estado para apenas 4 municípios: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais.
O lançamento do projeto anteontem, na Praça do CEU, no Jardim América, culminou com o início da capacitação de 20 profissionais (acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Unespar/FECEA) que integram o grupo de agentes que colocarão o projeto em prática a partir de março.
O prefeito Beto Preto destacou o alcance social da iniciativa, além do incentivo à leitura literária. “O projeto visa promover a leitura, a cidadania e a formação de leitores. Essa ação vem numa boa hora. Cada sala de aula da rede municipal acabou de receber um acervo literatura infantil”, disse Beto Preto.
A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, explica que o público alvo será mobilizado através dos CRAS e CREAS, locais que também integram a lista de espaços públicos ao lado de associações de moradores, bibliotecas e escolas em que os atendimentos serão prestados semanalmente pelos agentes de leitura. “A ação pode chegar até mesmo nas casas das crianças”, observa o coordenador do projeto, Orisvaldo Cesar.
Nesses espaços serão realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, empréstimos de livros. Para desenvolver essas e outras atividades, os agentes terão a sua disposição mil livros qu,e ao término do projeto, serão doados pelo governo do estado para a Biblioteca Pública Municipal.