CIDADES

min de leitura - #

Apucarana prepara ações do Outubro Rosa

Da Redação

| Edição de 06 de outubro de 2022 | Atualizado em 06 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana prepara ações do Outubro Rosa

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com uma sensibilização de agentes multiplicadores, a Prefeitura de Apucarana abre na próxima segunda-feira programação do “Outubro Rosa”. Com uma extensa agenda ao longo do mês, a campanha conscientiza sobre a importância da busca periódica por exames de prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

“Somos uma gestão que prioriza as pessoas. Desenvolvemos ao longo de todos os dias políticas públicas efetivas voltadas notadamente às nossas crianças, mulheres e idosos e, neste mês de outubro, é o período onde intensificamos o compartilhamento de informações visando promover uma maior conscientização sobre a importância da prevenção em saúde feminina no que tange os cânceres de mama e de colo do útero”, pontuou o prefeito Júnior da Femac ontem durante reunião que tratou do tema no gabinete junto a secretários de várias pastas.

Segundo o prefeito, entre 2018 e 2021, a busca por uma mamografia por mulheres com idade entre 40 e 49 anos teve queda acentuada, segundo recente pesquisa nacional. A programação é encabeçada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, mas conta com envolvimento de todas as secretarias. 

“Teremos ações de mobilização junto às mulheres que buscarem atendimento nas repartições públicas, ao público atendido por programas e projetos que desenvolvemos na assistência social, saúde, educação, juventude, cultura. Também vamos fazer com que a mensagem do Outubro Rosa chegue ao comércio, às igrejas”, detalhou o prefeito Júnior da Femac, frisando que uma campanha de comunicação institucional também abrangerá redes sociais, panfletos, cartazes, busdoor (transporte coletivo) e publicidade em veículos de comunicação.

Apucarana realiza uma média de 500 exames preventivos ao mês. As mamografias são cerca de 300 mensalmente, sendo que em 2021 foram liberados mais de 5 mil desse exame pela Autarquia Municipal de Saúde.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde tem agenda aberta ao longo do ano para coleta de preventivo e solicitação da mamografia. Não há fila de espera dos esses dois exames”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega. 

Entre as atividades previstas na agenda estão ainda feira de Saúde no Espaço das Feiras, Dia “D” nas UBSs de agendamento de mamografia e coleta de preventivo e Feira da Mulher no Centro de Oficinas.