A Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana já iniciou a preparação de um novo lote de mudas de café, que serão repassadas aos produtores para a renovação ou a expansão dos cafezais. Já foram plantadas 135 mil mudas no Horto Municipal e a meta é produzir 300 mil mudas. O período de desenvolvimento das mudas, a partir da germinação, é de cerca de seis meses e a previsão de entrega é março do ano que vem.
O prefeito Junior da Femac reitera que a história de Apucarana está ligada à cafeicultura. “A cultura sofreu com eventos climáticos como a geada e o Município vem promovendo o resgate da cafeicultura. Desenvolvemos diversas ações de apoio, sendo que uma delas é a distribuição de mudas a preço subsidiado”, pontua Junior da Femac. Apucarana, com 1.100 hectares cultivados com café, é um dos poucos municípios da região em que a cultura continua sendo relevante, gerando ainda um significativo Valor Bruto da Produção (VBP).
O engenheiro agrônomo, André Maller, afirma que neste ano, até meados de 2024, o fenômeno El Niño deverá levar mais chuvas para a região Sul do Brasil. “Ao contrário dos anos anteriores, quando houve o registro de geada e estiagem. Com isso, as condições climáticas serão favoráveis para os produtores fazerem a renovação dos cafezais”, avalia.
O secretário de Agricultura, Gerson Canuto, explica que as mudas subsidiadas pelo Município. “Os produtores pagarão cerca de R$ 300 pelo milheiro, enquanto o preço de mercado do milheiro atualmente gira em torno de R$ 1.600”, compara o secretário.