CIDADES

min de leitura - #

Apucarana tem 22 bolsistas de iniciação científica

Da Redação

| Edição de 26 de abril de 2022 | Atualizado em 26 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte e dois alunos da rede municipal de ensino de Apucarana foram contemplados com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior. O benefício, concedido pelo Programa de Mentoria Olímpíca do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), é destinado a estudantes de baixa renda, atendidos pelo Auxílio Brasil, que participarem e alcançarem bons resultados em olimpíadas de conhecimento.

“Os nossos alunos foram contemplados por terem conquistado medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição de 2020. O CNPq deve pagar a cada um deles R$ 1,2 mil, em doze parcelas”, detalhou a secretária de Educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac frisou que a bolsa é um incentivo a mais para que as crianças dediquem-se aos estudos. “Além de contribuir para a promoção e a popularização da ciência, a iniciativa é importante porque valoriza o esforço dos alunos. Nós estamos muito felizes de saber que 22 meninos e meninas da nossa rede foram contemplados com a bolsa do CNPq. A educação é a principal ferramenta que o ser humano possui para transformar e melhorar a própria vida,” afirmou.

Danielle Albino Custódio, da Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco, é uma das alunas que receberá a o incentivo financeiro. A mãe dela, Cleonice Albino, comemorou a notícia. “A minha filha sempre gostou de estudar sobre os astros e planetas. A participação na OBA foi a porta de entrada para uma importante conquista. Quem sabe ela não se torne uma grande cientista no futuro,” disse.

Ao todo, 3.682 alunos da rede municipal de Apucarana participaram da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2020.