CIDADES

min de leitura - #

Apucarana terá força-tarefa para planejar retomada da economia

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O  prefeito Junior da Femac, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) assinou ontem convênio com o Sebrae para elaboração de um Programa de Retomada da Economia Pós-Pandemia. A iniciativa começou ser discutida pela administração municipal há um mês com a participação de representantes do setor produtivo, que vão integrar uma força-tarefa para restruturar o crescimento econômico do município.
O convênio estabelece que o Sebrae executará um trabalho dividido em três fases. Primeiramente será realizado um levantamento do impacto econômico que a pandemia gerou no município. 
O próximo passo será a criação de uma força tarefa, para elaborar um planejamento de enfrentamento do impacto negativo no setor produtivo, direcionando as ações em favor de todos os segmentos econômicos da cidade. E ainda caberá ao Sebrae fazer o acompanhamento da execução deste planejamento.
“O Sebrae vai nos ajudar com dados do impacto da pandemia nosso comércio, serviços e indústrias. Com base nestas informações formaremos uma força tarefa com a participação da prefeitura e do setor produtivo. Vamos definir juntos a tomada de decisões para alavancar os negócios em cada setor”, afirmou o prefeito Junior da Femac.
“Queremos que o levantamento das informações junto aos comerciantes, prestadores de serviços e indústrias seja iniciado de imediato. Nossa intenção é fazer tudo o que for possível para fomentar as nossas atividades econômicas, sempre respeitando as recomendações restritivas da saúde”, acrescentou Junior da Femac. 
O presidente da ACIA, Jayme Leonel destacou o impacto da iniciativa. “Precisamos atender as empresas que foram mais impactadas pela pandemia e hoje demos um passo importante para que as ações a serem tomadas sejam amparadas em um estudo da real situação de cada setor produtivo”, disse Jayme Leonel.
A assinatura do convênio, com o repasse de R$ 20 mil da prefeitura ao Sebrae para execução deste estudo, teve a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel; o vice da Acia, Wanderlei Faganello; e de Tiago Cunha, do Sebrae.