CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vai atualizar Plano Diretor

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de uma atualização parcial em 2014, o Plano Diretor Municipal de Apucarana vai passar por uma revisão completa neste ano. A DRZ Geotecnologia e Consultoria, de Londrina, vencedora da licitação, vai ficar à frente deste processo. A empresa promoveu ontem a sua primeira reunião técnica com o prefeito em exercício, Junior da Femac (PDT), e a equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) da prefeitura.

No encontro, que aconteceu no gabinete municipal, o supervisor técnico da DRZ, Daniel Souza Lima, explicou o passo a passo de todo trabalho que a empresa irá realizar até apresentar o novo Plano Diretor, em novembro, para aprovação na Câmara Municipal. A equipe técnica DRZ vai contar com o apoio dos profissionais do Idepplan e de demais setores da administração municipal que de alguma forma possam contribuir neste processo.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana vai atualizar Plano Diretor


“Fiquei satisfeito com o comprometimento demonstrado pela equipe da administração municipal em dar melhor de si para ajudar na elaboração deste novo plano diretor”, afirmou o diretor técnico da DRZ, José Roberto Hoffmann.
Foi dada ênfase à necessidade de promover uma mobilização para atrair a participação efetiva da comunidade neste processo, através de reuniões e audiências públicas. A primeira delas já foi agendada para o dia 12 de março, no auditório do Crea-PR. “As audiências públicas serão levadas aos bairros, dando oportunidade a participação da população em geral”, garante superintendente Municipal de Relações com a Comunidade, Laércio de Moraes.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, lembrou que a cada 10 anos é preciso fazer uma revisão formal do Plano Diretor, e isto tem que acontecer neste ano já que a última foi realizada em 2008. “Em 2014 fizemos uma revisão parcial, através da própria equipe da prefeitura. A cidade estava engessada e tinha pontos cruciais que precisavam ser revistos. As poucas mudanças que fizemos podem ser sentidas por todos”, disse Junior.

VERTICALIZAÇÃO 
A revisão parcial do Plano diretor, em 2014, garantiu avanços, principalmente no tocante à verticalização da cidade, graças à liberação de todas as áreas da cidade, para a construção de edifícios. “Hoje temos 20 prédios em construção em Apucarana, gerando emprego e renda. A revisão parcial do Plano Diretor contribuiu também de forma efetiva para alavancar a formalização de centenas de facções e hoje o município é o maior fabricante de vestuário no Paraná”, destacou Junior. 
O novo Plano Diretor irá atualizar e definir o zoneamento urbano, código de postura, sistema viário, regulamentação de condomínios, regularização fundiária, Lei do meio Ambiente, e leis que regulamentam locais para instalação de torres de telecomunicações, entre outros pontos.