CIDADES

min de leitura - #

Arapongas busca parcerias para criar 2 mil vagas e zerar fila das creches

Renan Vallim

| Edição de 14 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), está buscando parcerias com as igrejas católica e evangélicas para reduzir a fila das creches municipais. Segundo a prefeitura, hoje a fila de espera no ensino infantil chega a 2 mil vagas. Com 2,1 mil crianças matriculadas na Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), é preciso quase que dobrar as vagas para suprir a demanda.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas busca parcerias para criar  2 mil vagas e zerar fila das creches

Uma das propostas que estão sendo estudadas pela prefeitura é subsidiar a criação de instituições ligadas às igrejas, com o intuito de diminuir de maneira mais rápida o déficit da rede pública.
De acordo com Onofre, as instituições alternativas aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) funcionariam nos salões paroquiais e espaços de convivência das igrejas e templos. As instituições religiosas receberiam verbas de acordo com o número de crianças atendidas, além de suporte pedagógico para manter uma unidade de ensino. Estrutura física e profissionais seriam de responsabilidade dos religiosos, com supervisão da Prefeitura.
Onofre já apresentou esta proposta ao Conselho de Pastores de Arapongas e deverá conversar com padres católicos nos próximos dias. “Os pastores receberam muito bem a ideia e já estão se mobilizando para levantar a documentação necessária para a criação das creches. O município infelizmente tem uma fila de espera enorme para uma vaga: cerca de 2 mil crianças. A construção de novos CMEIs, realização de concurso para contratação de profissionais e demais processos leva um ano. Existem pessoas que não podem esperar tanto tempo”, diz.
Segundo ele, um estudo está sendo feito para que o projeto saia do papel. “Estamos levantando o custo médio de um aluno do CMEI para basear o repasse às igrejas e templos. Essa fila vem de vários anos, praticamente imutável. Esta é uma medida necessária e urgente. Por isso, queremos implantar esse projeto até o final deste ano”, afirma o prefeito.
A Prefeitura aponta que o déficit de vagas acontece em toda a cidade, mas o Jardim Flamingos seria o bairro com maiores dificuldades. A região é uma das mais populosas da cidade.
Das cerca de 2 mil crianças esperando uma vaga nos CMEIs, aproximadamente 70% são em idade de berçário. Atualmente, existem 2,1 mil crianças matriculadas nos 22 CMEIs de Arapongas.