CIDADES

min de leitura - #

Arapongas garante mil cirurgias de catarata

Vanuza Borges

| Edição de 25 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


“Não consigo mais enxergar a parte de baixo da partitura”, revela o aposentado e músico Orlando Nunes Teixeira, de Arapongas, que espera desde fevereiro por uma cirurgia de catarata e passou ontem pela triagem oftalmológica durante a abertura da Campanha de Cirurgias de Cataratas, que ocorreu no Centro de Especialidades Jaime de Lima. No total, 400 pessoas foram atendidas durante o mutirão, que contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, que confirmou a liberação de mil cirurgias de catarata ao município. Com a medida, vai zerar a fila de espera pelo procedimento.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas garante mil cirurgias de catarata


O tempo médio de espera por uma cirurgia de catarata é de dois anos, uma vez que por mês são liberados cerca de 45 procedimentos do gênero. Dois anos é o tempo que a agricultora Celina de Souza Silva, de 76 anos, que sofre com as consequências da doença está aguardando pela cirurgia. “Fica uma névoa o tempo todo no olho. Não consigo ver bem o chão. Espero voltar a enxergar bem de novo”, aguarda ela, que será uma das beneficiadas pela cota extra de cirurgias liberada ao município.
Caputo frisou que, durante pouco mais de um ano, já foram realizadas mais de 35 mil cirurgias de catarata no Paraná e que os mutirões como o de ontem, permitem dar mais celeridade aos procedimentos. “Em boa parte do Estado, nós zeramos essas filas. Temos que frisar que, o que fazemos, não é nenhum tipo de favor. É uma obrigação, porque trabalhamos com recursos públicos. E parte desse valor tem que ser revertido em prol da saúde das pessoas”, pontuou.
“Com a liberação dessas mil cirurgias, a fila por cirurgias de catarata vai acabar em Arapongas. A administração pública que não investe na pessoa, no ser humano, não é administração pública. Não adianta reforma prédios se não investir nos profissionais e no atendimento à população. Eu tenho certeza, que o sonho de muitos que estão aqui é passar o Natal enxergando. É isso que nós queremos também”, ressaltou o prefeito Sérgio Onofre (PSC).
A secretária de Saúde, Márcia Krempel, de Arapongas, observa que dentro das demandas por cirurgias, a catarata é a maior, seguida das cirurgias ortopédicas. “A triagem de hoje é um passo importante para a realização das cirurgias. São dez médicos que vão analisar a situação de cada paciente. Acreditamos que 80% das pessoas estarão aptas a realizar o procedimento nos próximos dias no Hoftalon, de Londrina”, espera.
A expectativa era que o mutirão terminasse por volta das 14 horas. 

SAMU
Durante a passagem de Caputo por Arapongas também foi entregue um veículo, Renault Duster ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será usado para intervenção rápida, em especial, em apoio a outros órgãos, como Bombeiros e Viapar.