CIDADES

min de leitura - #

Arapongas inicia calendário de matrículas

Da Redação

| Edição de 21 de outubro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas inicia calendário de matrículas

A Secretaria de Educação de Arapongas abre na próxima segunda-feira o calendário de matrículas para o ano letivo de 2016. Com a entrada em vigor da idade de corte para o início do ensino fundamental e a obrigatoriedade de matrículas de crianças maiores de 4 anos no ensino infantil, acomodar as turmas do ano que vem exige um maior esforço organizacional.

Em Arapongas, as matrículas foram antecedidas por um período de pré-cadastro nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para determinação da demanda. “Isso nos ajuda, mas não é suficiente para determinar a distribuição dos alunos, o que só será possível após a efetivação das matrículas”, afirma a diretora geral dos CMEIs, Davina Bozina Armando. A rede conta hoje com cerca de 7 mil alunos distribuídos no ensino infantil e fundamental.

Por conta da idade de corte – serão matriculados no 1 ano apenas alunos que completarem 6 anos até 31 de março -, a secretaria vai ‘esticar’ o pré para quem já está na rede e passaria para o fundamental, mas não tem idade. “Adotamos o pré III, que não tínhamos, no ano que vem para que esses alunos não tenham que repetir o pré II. Eles terão um conteúdo intermediário”, comenta. Por conta de espaço físico, boa parte dessas turmas intermediárias será abrigada nas escolas municipais.

Segundo ela, o calendário de matrículas foi adiantado neste ano justamente para dar tempo de organizar melhor o ano letivo. Na segunda-feira, inicia o prazo para as matrículas do 1º ano do ensino fundamental. Em novembro, inicia o prazo de matrículas para o ensino infantil (ver quadro). Os pais devem ficar atentos ao calendário e se dirigir a escolas e CMEIs onde foi feito o pré-cadastro ou, se não foi feito, na unidade mais próxima.

E a partir de fevereiro de 2016, as escolas estarão realizando a emissão de transferência e continuidade das matrículas novas para alunos provenientes de outros municípios ou estabelecimentos.

Os documentos necessários para a matrícula escolar são: certidão de nascimento (original e fotocópia), declaração de situação vacinal emitida pelos postos de saúde (original), cartão do SUS (original e fotocópia), fatura de energia elétrica (original e fotocópia), histórico escolar ou declaração de transferência da escola de origem (obrigatório para o ensino fundamental), RG dos pais ou responsável (original e fotocópia).

Para rematrícula é necessário a declaração de situação vacinal emitida pelos postos de saúde (original) e cartão do SUS (original e fotocópia). O telefone para mais informações é o 3902 1109.

APUCARANA

Em Apucarana, as matrículas nas escolas municipais serão feitas de 16 a 30 de novembro, para as séries iniciais (Pré II, III e 1º ano). A preferência será dada para alunos que já encontram-se matriculados em 2015 nos CMEIs da própria rede.

As matrículas para crianças provenientes de escolas particulares, por sua vez, serão realizadas após o dia 20 de janeiro.