CIDADES

min de leitura - #

Arapongas sedia encontro de agentes

Da Redação

| Edição de 01 de agosto de 2022 | Atualizado em 01 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Arapongas sedia encontro de agentes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi aberto ontem, no Cine Teatro Mauá, o I Encontro Regional Antivetorial – evento que reúne profissionais da área da saúde, entre eles, agentes de combate às endemias (ACE’S) de Arapongas e também de municípios vizinhos que integram a 15ª e 16ª regionais de Saúde. O encontro segue até amanhã (3) e vai debater questões importantes para o combate da dengue, febra amarela, zika e chikungunya.

Responsável pela ação, o coordenador do Controle de Endemias de Arapongas, Valdecir Pardini, reforçou a importância do evento, que trata de maneira pontual ações combativas, além de levar capacitação aos agentes. “Este já era um sonho antigo, poder reunir os profissionais, não só de Arapongas, para tratarmos de uma pauta tão importante e atual: o combate às endemias. Temos enfrentado um momento crítico, com índices alarmantes e até óbitos por dengue no Paraná. Não podemos cessar. Queremos fortalecer as atividades, levando também conscientização para a comunidade”, disse. Pardini ainda mencionou as atividades desenvolvidas em Arapongas.

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, falou da expectativa do evento. “Será a oportunidade de reunir mais de 70 ACE’s em um mesmo local, para falar de questões efetivas e necessárias. Um encontro que surtirá efeitos muito positivos. É o que esperamos”, declarou.

O prefeito Sérgio Onofre parabenizou a iniciativa. “Não basta Arapongas baixar os índices, é necessário que todos os municípios também façam a sua parte. O conhecimento e as ações efetivas são essenciais para o combate da dengue e outras endemias. Serão três dias de muito aprendizado. E claro, essa é uma atuação que deve contar também com atitudes positivas de cada morador”, salientou.