CIDADES

min de leitura - #

Arapongas tem menor índice de mortes violentas do Estado

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2024 | Atualizado em 09 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas tem menor índice de mortes violentas do Estado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Arapongas é o que menos registra mortes violentas no Paraná, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do relatório anual estatístico criminal de 2023 e do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp). Tanto no ano passado quanto nos cinco primeiros meses de 2024, Arapongas tem os menores índices de criminalidade do Estado. 

Conforme os números, de janeiro a dezembro do ano passado Arapongas registrou quatro ocorrências de natureza grave, sendo três homicídios dolosos/feminicídio e uma lesão corporal com resultado de morte.  A Sesp também classifica como morte violenta o latrocínio (roubo seguido de morte), sem nenhuma ocorrência no período em Arapongas. Além de menor número absoluto de mortes no Estado entre as cidades de grande porte, Arapongas também registrou o menor índice proporcional, calculado de acordo com a população. 

“Se pegarmos as principais cidades do Paraná e fizermos uma média, Arapongas está no topo com menor registro, com índice de 3,03 mortes a cada 100 mil habitantes proporcionalmente”, explica o secretário municipal da Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati.

Depois de Arapongas, os municípios com menores índices são; Maringá, com taxa de 7,45 mortes/100 mil habitantes, Pinhais (8,91), Curitiba (10,81) e Cambé (12,10).

Os dados da Sesp apontam que os baixos índices foram mantidos neste ano. De janeiro a maio, Arapongas registrou dois crimes, alcançando um índice de 1,49 mortes/100 mil habitantes, o menor entre os 22 municípios do estado com mais de 100 mil habitantes.

Para o secretário de Segurança, os baixos índices representam a efetividade da gestão em segurança pública, fortalecida também através da integração entre as forças de segurança, que atuam de forma conjunta desde 2017, quando Arapongas adotou Plano Municipal de Segurança Pública, que é atualizado anualmente com participação de vários órgãos. 

Segundo o secretário, a redução dos crimes violentos também é reflexo da queda de criminalidade de um modo geral. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no primeiro semestre também foi registrada uma queda no número de crimes contra o patrimônio. A maior redução é no crime de roubo – foram 63 em 2023 e 41 em 2024, queda de 35%. O balanço também aponta para redução de 11% nos registros de furto - 623 registros em 2023 contra 554 em 2024 neste ano.