A arrecadação de donativos para a população das regiões Sudoeste e Oeste, atingida pelas fortes chuvas da última semana, termina nesta terça-feira (18), quando as doações serão encaminhadas. Até o momento, segundo boletim da Defesa Civil, 21.880 pessoas foram afetadas em todo o Estado.
A população pode contribuir com kits de higiene e material de limpeza. Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária nos municípios das regiões afetadas. Colchões, lonas e roupas já estão sendo distribuídos pelas entidades assistenciais dos municípios.
A ação é uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná (SGAS), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual e teve início na última sexta-feira (14). A primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, reforçou o pedido para a colaboração dos paranaenses.
“O Paraná é considerado o mais solidário do Brasil e precisamos, mais uma vez, honrar essa posição e ajudar quem tanto está sofrendo com as enchentes e os estragos causados pela chuva. Juntos vamos ajudar a diminuir o sofrimento dessas famílias”, enfatizou.
Também causados pelas chuvas, os deslizamentos de pedras na BR-277 ocorridos na madrugada de sábado (15) e no domingo (16), continuam sendo monitorados por geólogos do Instituto Água e Terra e pela Defesa Civil. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) trabalham na rodovia. A pista no sentido Paranaguá permanece interditada no trecho. O trânsito está fluindo em meia pista nos dois sentidos.
Uma nova atualização da Defesa Civil desta segunda-feira (17) aponta que o número de municípios afetados subiu para 38. Há ainda 100 desalojados e 80 desabrigados. No total, foram 1.416 casas danificadas.