CIDADES

min de leitura - #

Atendimento psicológico nas escolas será ampliado

Da Redação

| Edição de 24 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 24 de fevereiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Além da renovação da parceria que disponibiliza quatro psicólogos para escolas da rede estadual, o Município de Apucarana reforçará o programa de atendimento de estudantes na área de saúde mental. Outros dois profissionais serão destinados para atender os casos mais graves e outro, ligado ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps IJ), também será integrado ao programa.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelo prefeito Junior da Femac, após reunião que contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Vladimir Barbosa da Silva, que esteve acompanhado da assistente técnica do NRE, a professora Patrícia Cristina Marchi. Também estiveram presentes os secretários municipais de Saúde, Emídio Bachiega, de Assistência Social, Jossuela Pirelli, e da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, que também coordena o Comitê Intersetorial de Saúde Mental. 

O prefeito lembra que a parceria surgiu no ano passado como estratégia de enfrentamento dos efeitos da pandemia no ambiente escolar. “O objetivo foi fazer com que os estudantes voltassem aos bancos escolares e às suas rotinas sem maiores problemas. O resultado do trabalho foi muito positivo. Porém, como os efeitos da pandemia persistem, decidimos não apenas renovar a parceria bem como ampliar a equipe de profissionais”, frisa Junior da Femac. 

Vladimir Barbosa, chefe do NRE, afirma que a parceria garantiu o atendimento psicológico nos 18 colégios estaduais do município. “O atendimento psicológico é feito dentro das próprias escolas e isso deixou os pais mais tranqüilos, pois eles sabiam que seus filhos estavam tendo esse apoio”, avalia o chefe do NRE.

O prefeito Junior da Femac reforça que, além do programa que atende a rede estadual, os cuidados psicológicos também terão continuidade nas escolas municipais. “No âmbito municipal, os estudantes são atendidos por psicopedagogos e psicólogos do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME) e por meio do projeto Olhar Acolhedor”, afirma Junior da Femac.