Mais de 800 mudas de árvores de espécies nativas e ornamentais foram introduzidas na área urbana de Apucarana nos últimos 30 dias. O reforço da arborização, que nesta semana está sendo finalizada na Avenida Central do Paraná, nas imediações do Jardim América, também já contemplou as regiões do bosque municipal, Faculdade de Apucarana (FAP) e Núcleo Habitacional Papa João Paulo I.
Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pelo secretário do Meio Ambiente, Gentil Pereira, em um mês a empresa licitada efetivou o plantio de 801 mudas. “Nesta semana estamos concluindo o plantio em um trecho importante da Avenida Central do Paraná, contemplando com ipês um trecho que abriga diversos prédios públicos, sendo o Fórum da Justiça do Trabalho, a Praça CEU e a UBS Bolívar Pavão”, informa Pereira.
Segundo ele, na sequência a empresa está autorizada a dar início ao plantio junto à Avenida Santa Catarina e Jardim Apucarana. “Pedimos a compreensão e apoio de todos os moradores. As árvores exercem papel importante”, acentua o secretário.
O reforço da arborização atende lei municipal que determina a obrigatoriedade da presença de ao menos uma espécie arbórea na testada do lote de terras urbano a título de arborização urbana. “Então, neste mapeamento, estamos realizando o plantio em defronte a todos os lotes onde não há árvore”, esclarece Sérgio Bobig, superintendente Municipal do Meio Ambiente.
O prefeito Júnior da Femac destaca que o manejo, inédito no município, envolve a contratação de uma empresa especializada que, além do fornecimento de um total de 2,5 mudas, também realiza o plantio, adubação, tutoramento e irrigação da planta por um período de 90 dias. “Um novo modelo que temos a convicção de que vai dar muito certo, já que os primeiros três meses são considerados críticos na adaptação da planta ao local”, pontua.