CIDADES

min de leitura - #

Baixa adesão à vacina gera alerta na saúde

Da Redação

| Edição de 28 de abril de 2022 | Atualizado em 28 de abril de 2022
Imagem descritiva da notícia Baixa adesão à vacina gera alerta na saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A baixa procura nos dois primeiros dias da vacinação contra a gripe em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos preocupa a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. Em dois dias de campanha cerca 300 crianças foram imunizadas. A meta é imunizar 7.698.

A antecipação da oferta da vacina contra gripe foi uma estratégia adotada pela Prefeitura após o aumento, entre março e abril de 300% de casos de doenças respiratórias no público infantil. 

“Este quadro preocupante conta com um fator agravante: muitas crianças com doenças respiratórias estão evoluindo muito rapidamente para um estado grave de saúde, sendo acometidas por pneumonia”, alerta o prefeito Junior da Femac, que fez um apelo a pais e responsáveis.

As doses da vacina estão à disposição de segunda a sexta-feira em 26 UBS com sala e vacina entre 8 horas e 16h30. A imunização ainda pode ser garantida em três UBSs que estão abertas em regime de plantão, nos dias da semana de 9 as 21 horas e nos sábado e domingo de 7 as 19 horas. 

“Estamos preocupados porque nos dois primeiros dias da vacinação, iniciada ontem, foram aplicadas apenas cerca de 300 doses, ou seja, 3,9% do público alvo”, informa Emídio Bachiega.

“Temos um número suficiente de vacina, cerca de 10 mil doses. No entanto, para garantir a proteção das nossas crianças contamos com o comprometimento dos pais e responsáveis. A saúde das crianças deve ser uma prioridade para todos”, reforça Junior da Femac.

Outra grande oportunidade para vacinar as crianças será no próximo sábado (30), quando acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que nesta primeira etapa contempla as pessoas com 60 anos.