CIDADES

min de leitura - #

Cadeia opera 500% além da capacidade

Cindy Santos

| Edição de 03 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Cadeia Pública de Arapongas está operando 522% acima da capacidade. Segundo dados obtidos junto à carceragem, atualmente são 249 presos, sendo 226 homens e 23 mulheres, em espaço projetado para 40 pessoas. Em agosto, a Justiça determinou que o Governo do Estado reforçasse ou reconstruísse os muros da unidade devido à estrutura precária. 
O grave problema estrutural da cadeia existe há décadas, afirma o secretário municipal de Segurança, Paulo Sérgio Argati. Ele, que atuou durante 30 anos na Polícia Militar (PM), conta que a prisão já passou por pequenas reformas, sempre após rebeliões ou fugas. “Com 30 anos na PM, a cadeia sempre foi no mesmo local. Houve algumas reformas, porém a estrutura continua a mesma, não mudou nada em relação ao tamanho”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Cadeia opera 500% além da capacidade


Argati conta que antes os presos eram “guardados” em grupos. Com o passar dos anos, foi preciso adaptar as galerias que dividiam o ambiente por conta da superlotação. Atualmente, centenas de homens ficam no mesmo local, porém separados da ala feminina. “As galerias foram abertas, até por conta da superlotação. Não tem como manter os presos separados, não há espaço”, relata. 
Para o secretário, a atual situação da cadeia representa um sério risco aos servidores que trabalham na unidade. Além disso, o prédio fica localizado na Rua Tucanos, no centro da cidade, o que causa grande temor à população. “É um risco à população que mora ao redor da cadeia. A delegacia tudo bem ficar na área central, mas a carceragem tem que ser afastada por questões de segurança”, avalia. 
A solução do problema está na construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), que está garantida, segundo Argati. A expectativa é que o governador Ratinho Junior (PSD), assine a licitação para início das obras na semana do aniversário de 72 anos de Arapongas. “O prefeito está em contato com o governador. Agora vai sair é definitivo”, assegura.  
A obra está orçada em R$ 10 milhões. Deste total, R$ 2,6 milhões devem ser liberados ainda neste ano, como informou o prefeito Sérgio Onofre na última semana. O CDP de Arapongas será construído em um terreno na zona sul da cidade doado pelo Município, na Rua Rouxinol, na saída para Aricanduva. A obra terá 1.464 metros quadrados e capacidade para abrigar 187 presos. (CINDY SANTOS)