Em sessão ordinária específica, realizada na tarde de ontem, no plenário da Câmara Municipal de Apucarana, foram aprovadas sem ressalvas a prestação de contas dos exercícios financeiros de 2016, 2017 e 2018 da gestão do ex-prefeito e atual secretário de saúde do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, o “Beto Preto”.
Os Projetos de Decretos Legislativos pela aprovação das contas sem ressalvas foram apresentados ao plenário pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, integrada pelos vereadores Lucas Ortiz Leugi (PP), Mauro Bertoli (DEM) e Márcia Regina da Silva de Souza (PSD). Isso após o parecer da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, em concordância com acórdãos baixados pelo Tribunal de Contas do Estado, todos no ano de 2019.
As contas dos anos de 2016, 2017 e 2018 da gestão do ex-prefeito Beto Preto foram aprovadas pelos vereadores Marcos da Vila Reis, Airton Deco Araújo, Francylei de Godoi “Poim”, Gentil Pereira, Lucas Leugi, Marcia Souza, Mauro Bertoli e Sidrin. Os vereadores Rodolfo Mota e Professor Édson, votaram contra os três decretos. Já o presidente da Casa, vereador Luciano Molina, que dirigiu a sessão, não precisou votar diante do placar de 8 votos favoráveis e 2 contra.
Ao justificar seu voto o vereador Poim argumentou que a gestão do prefeito Beto Preto foi transparente, ética e responsável por uma grande transformação administrativa e social em Apucarana. “Na sua reeleição em 2016, Beto Preto teve quase 90% dos votos por conta da satisfação e aprovação popular e sua conduta se manteve nos anos seguintes”, ressaltou Poim.
O vereador Deco Araújo disse que desde 2003, na câmara, já votou as contas de vários gestores públicos, contra e a favor, sempre optando por um voto técnico e não político.
O atual secretário de saúde do Paraná se manifestou ainda ontem satisfeito pela aprovação de suas contas. Ele reiterou que sempre atuou com responsabilidade, mantendo um rigoroso controle administrativo e financeiro em relação às contas públicas. Ele disse que não pôde acompanhar a sessão, pois estava em conferência com Ratinho Junior, mas que confiava no bom senso dos vereadores.
“Todos vereadores acompanharam meu mandato e sabem desde 2013 que colocamos Apucarana e um outro patamar de expectativas, saindo das páginas mais difíceis e tristes das dívidas e de contra reprovadas”, comentou Beto Preto.
Conforme argumentou, seu mandato sempre visou transformar a vida das pessoas e isso ficou mais uma vez reconhecido nesta votação da câmara. “Todos reconhecem a transformação que o município vem passando, com um alto Índice de Desenvolvimento do ensino Básico (IDEB), estimulando empreendimentos e as boas iniciativas. Hoje Apucarana figura em qualquer ranking entre as melhores cidades para se morar no Paraná. E isso tudo é fruto de trabalho da prefeitura em união com a sociedade”, comentou.
O secretário de saúde fez questão de agradecer toda a equipe que trabalhou com ele neste período. “Os vereadores que foram verdadeiros juízes para fazer esse julgamento. Sinto pelos votos contra que, na verdade, são ligados a questões políticas-eleitorais. Alguns acabam atrapalhando a discussão do que é a cidade hoje e do que era antes”, lamentou Beto Preto, lembrando que ainda existem contas anteriores pendentes.