CIDADES

min de leitura - #

Cambira reestrutura serviço de coleta seletiva de lixo

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cambira vai reforçar coleta seletiva de lixo a partir de março deste ano. Segundo o prefeito Emerson Toledo, o projeto ambiental foi desenvolvido em 2020, mas devido ao período eleitoral não pôde ser implantado. “Esse projeto de conscientização e coleta seletiva iniciou no ano passado com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, mas não pudemos realizar, pois prevê distribuição gratuita de sacolões – ‘mini bags’ para fazer a coleta”, comenta. Com as mudanças, o município quer aumentar em 50% o volume de material coletado, hoje em 10 toneladas/mês.

A programação da coleta foi apresentada em reunião no gabinete do prefeito com o secretário de Meio Ambiente e Abastecimento Norberto Pena e a equipe de trabalho. 
Cambira tem uma usina com centro de reciclagem que já fez parte de programa de visitação de estudantes em aulas de educação ambiental. 
“Foi uma conquista e todo o lixo é destinado corretamente a uma usina que recebe todo o lixo orgânico. Esse ano vamos fazer um trabalho em conjunto com os alunos da rede Municipal de Ensino, juntamente com a Saúde para a conscientização e orientação para que as pessoas possam fazer de uma forma consciente a separação do lixo orgânico do reciclável”, enfatizou o prefeito.
Para facilitar a separação do lixo reciclável, haverá a distribuição das sacolas de bags, que o morador levará para as residências.  
O município começou a divulgar o projeto para que a população fique atenta com os dias das coletas em cada localidade, que foi dividida por setores.  (CEZAR NEVES_)