CIDADES

min de leitura - #

Caminhada faz alerta sobre a hemofilia

Da redação

| Edição de 16 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A hemofilia, distúrbio genético-hereditário na coagulação sanguínea, será tema de reflexão no próximo sábado (22) em Apucarana. O município sedia na data a 1ª Caminhada da Hemofilia.
O evento é organizado pela apucaranense Indianara Galhardo, mãe de Theo, 5 anos, que tem hemofilia A grave. Segundo ela, a iniciativa, que conta com o apoio da Federação Brasileira de Hemofilia, Hemepar, e Prefeitura de Apucarana, visa comemorar os avanços no tratamento, informar a população sobre o assunto e também estimular a doação de sangue.
“Como é uma patologia rara, que acomete um para cada 10 mil meninos, poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar sobre a hemofilia, por isso estou organizando a caminhada. Vamos comemorar o avanço no tratamento, a qualidade de vida que é possível com a profilaxia, porque conviver com a hemofilia é ultrapassar passo a passo todas as barreiras”, disse Indianara. Hemofilia (17 de abril).
Para narrar sua vivência com o assunto, a apucaranense criou uma página na rede social Facebook com o título “Ser Mãe de Hemofílico”.