Uma ação educativa marcou ontem, em Ivaiporã, o Dia Internacional de Combate às Drogas. A iniciativa é do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Ivaiporã que reuniu autoridades na Praça Manoel Teodoro da Rocha para chamar atenção para o uso indiscriminado de medicamentos, um problema crescente que afeta diversas comunidades.
Durante a ação, mais de 500 pessoas foram abordadas e receberam panfletos informativos elaborados pelo Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas do Paraná. O material abordava os riscos da automedicação e da dependência química de medicamentos, orientando a população sobre a importância da consulta médica e do acompanhamento profissional adequado.
O evento contou também com a participação das crianças dos projetos sociais da Assistência Social de Ivaiporã, como o Projeto Renascer, a Casa de Vicência e o Centro da Juventude. As crianças distribuíram panfletos, conversaram com a população e participaram de atividades lúdicas que reforçavam a mensagem de combate às drogas.
Clodoaldo de Oliveira, presidente do conselho municipal destacou a importância da ação e ressaltou o compromisso do município em combater o uso indiscriminado de medicamentos. “Ivaiporã se destaca no cuidado e na atenção primária àqueles que precisam de ajuda, tanto psicológica quanto com encaminhamentos para dependência química”, afirmou.
“Temos dois grupos fortes, como o Cristma e o Amor Exigente, que oferecem suporte às famílias e aos usuários. Quem precisar de ajuda pode procurar o CRAS ou o Creas de Ivaiporã, onde receberá orientação sobre como prosseguir com tratamento ou prevenção”, completou Clodoaldo.
A ação contou com a presença do Delegado da Polícia Civil de Ivaiporã, Erlon Ribeiro; policiais da 6ª Companhia da Polícia Militar; da secretária de Assistência Social, Silvana Zancanella Pessutti; do presidente do Conselho de Segurança Pública, Jair Burato e da vice-coordenadora do Amor Exigente, Ivana Sanches Duran.