CIDADES

min de leitura - #

Campanha incentiva realização de exames preventivos de câncer de mama

Da Redação

| Edição de 10 de outubro de 2022 | Atualizado em 10 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Campanha incentiva realização de exames preventivos de câncer de mama

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Lideranças de diversos segmentos sociais participaram ontem, no Cine Teatro Fênix, do lançamento da Campanha Outubro Rosa, evento anual que chama a atenção das mulheres sobre a importância da busca periódica por exames de prevenção do câncer de mama (mamografia) e do colo do útero (Papanicolau).

Ao abrir o evento, o prefeito Junior da Femac, disse que todas as lideranças e cidadãos presentes foram convidados para assumir uma importante missão.  

“Nossos servidores públicos já foram orientados a falar sobre o tema com todas as mulheres que procurarem as repartições públicas e cidadãs atendidas nas políticas públicas e programas desenvolvidos pelas diversas secretarias. Também vamos realizar uma busca ativa e levar conscientização às mulheres do campo”, informou, argumentando que para atingir mais mulheres, é preciso que a mensagem do “Outubro Rosa” chegue às igrejas, empresas, comércio, escolas, colégios e faculdades, e para que isso aconteça todos devem participar dessa missão, visando que mais mulheres busquem realizar os exames preventivos.

Encabeçada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, a programação do Outubro Rosa conta com mobilização de todas as secretarias municipais. 

Ao longo de todo este mês, o agendamento da mamografia e da coleta de preventivo está sendo realizado em horários especiais em todas as unidades básicas de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Emídio Bachiega, basta que a mulher procure a UBS mais próxima da sua residência. “Todas as Unidades Básicas de Saúde têm agenda aberta ao longo do ano para coleta de preventivo e solicitação da mamografia. Não há fila de espera desses dois exames em nosso município”, afirma Bachiega. Segundo ele, Apucarana realiza uma média de 500 exames preventivos ao mês. “As mamografias são cerca de 300 mensalmente, sendo que em 2021 foram liberados mais de 5 mil desses exames pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS)”, esclarece.

O evento, no Cine Teatro Fênix, teve a presença do vice-prefeito Paulo Vital; das secretárias Denise Canesin (Mulher), Maria Agar (Cultura), Ana Paula Nazarko (Assistência Social) e Marli Fernandes (Educação). 

CAMPANHA - Entre as atividades previstas na agenda do Outubro Rosa em Apucarana estão previstos a Feira de Saúde, no Espaço das Feiras (15); o Dia “D” nas UBSs para agendamento de mamografia e coleta de preventivo (22); e a Feira da Mulher no Centro de Oficinas (27), além de iluminação especial (na cor rosa) de pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas.