CIDADES

min de leitura - #

Campanha quer vacinar 10 mi contra HPV e meningite

Da redação

| Edição de 14 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Ministério da Saúde está convocando 10 milhões de jovens e adolescentes para se vacinar contra meningite e HPV (Papiloma Vírus Humano). Ontem, o ministro Ricardo Barros lançou, em Brasília, a Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 
Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha quer vacinar 10 mi contra HPV e meningite


O Ministério da Saúde considera de fundamental importância participação das escolas para reforçar a adesão dos jovens à vacinação e, consequentemente atingir o objetivo de redução futura do câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de óbito por câncer no país.
“Vamos insistir para ampliar a cobertura vacinal e insistir na escola, onde podemos fazer uma potencialização da imunização e assim diminuir a prevalência do HPV, que hoje está muito alta, acima de 50% nos jovens brasileiros”, ressaltou.
Desde que passou a ser ofertada pelo SUS, há quatro anos, a vacina contra o HPV tem os piores índices de cobertura. Atualmente, apenas 48,7% das meninas de 9 a 14 anos, a quem a vacina é recomendada, já tomaram as duas doses necessárias para proteção. Se considerada apenas a primeira dose, o índice é de 79%. 
Além da vacinação contra o HPV, a ideia é que escolas e unidades de saúde reforcem a campanha para imunização de adolescentes de 11 a 14 anos também contra a meningite C.
No ano passado, foram vacinados 2,3 milhões de adolescentes de 12 e 13 anos contra a doença -o público-alvo, no entanto, era de 7,2 milhões. 
A partir deste ano, a vacina passa a ser ofertada também para meninos e meninas e 11 a 14 anos.
Na região, o dado mais recente da 17ª Regional de Saúde - do ano passado - aponta que apenas 38% do público alvo da vacina contra HPV foi imunizado. 
A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana informou que irá aguardar orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para planejamento de campanha de conscientização visando ampliar a cobertura vacinal das duas doenças.
Em 2017, foram aplicadas 5.876 doses da vacina contra meningite C e 2.831 doses contra HPV em Apucarana.