A empreiteira Tapalan, vencedora da licitação, inicio ontem obras para para abertura de um canal e instalação de um bueiro de aço, na Rua Cristiano Kusmaul, próximo do contorno sul de Apucarana, junto ao acesso à estrada do Rio Bom. Por conta da necessidade de colocar maquinários pesados no trecho, a pista foi totalmente interditada. A previsão é que a obra seja encerrada hoje, quando o local também permanecerá sem tráfego de veículos.
A obra visa a canalização do Córrego Araranguá, e deve acabar com o problema de erosão no trecho. Parte do asfalto cedeu neste ponto. O canal de pedras que foi parcialmente destruído com as chuvas de julho dará lugar a um bueiro de aço galvanizado, que irá escoar a água do córrego.
A ordem de serviço – no valor de R$ 126.515,60 - foi assinada em novembro pelo prefeito Beto Preto, contudo, as obras ainda não tinham sido iniciadas por conta da instabilidade do clima, uma vez que a obra necessitava de tempo seco.
“O canal de pedras não suportou o volume de água no córrego, devido ao prolongado período de chuvas e agora estamos recuperando a canalização com um sistema de melhor qualidade”, explica o prefeito.
Ele pede a compreensão dos usuários da rua e assegura que a instalação dos tubos de aço, com 25 metros de extensão, por 2 metros de diâmetro será rápida.
Segundo prefeito, se a obra fosse em concreto armado, o transtorno seria muito maior e o período de interdição da via seria muito mais longo.
O secretário municipal de obras, engenheiro Herivelto Moreno, informa que serão colocadas duas linhas de tubo de aço galvanizado. “Após a implantação do bueiro, o asfalto será reconstituído numa área de cerca de 1.200 metros quadrados”, completa Moreno.