CIDADES

min de leitura - #

Chuva forte danifica pista de caminhada em Ivaiporã

DA REDAÇÃO

| Edição de 03 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pista de caminhada do Parque Ambiental Jardim Botânico de Ivaiporã foi seriamente danificada pela chuva forte registrada na tarde de anteontem. Nota técnica divulgada pela prefeitura ontem informa que entre as 15 h 16 h choveu uma média de 45mm, o que resultou em um grande fluxo de vazão no canal aos fundos da pista, segundo a medição da Companhia de Saneamento do Paranpa (Sanepar). E com a força da água, a pista acabou se desprendendo da base. 

O texto esclarece que o canal recebe galerias pluviais de vários bairros e, com o grande volume de água, subiu o nível e passou por cima da pista, resultando em danos numa pequena parte da pavimentação (aproximadamente 30 metros lineares). A pista do Parque Jardim Botânico totaliza 980 metros.
Em relação à qualidade da pavimentação o Departamento de Obras esclarece que o pavimento foi feito em leito de pedras de mão travadas em brita graduada, onde não houve dano algum por se bem reforçada.
Ainda conforme a nota, para executar o alargamento da pista passaram máquinas e caminhões carregados sobre a pista sem causar dano algum, o que justifica tal reforço. No que se refere à capa asfalta foi executada em CBUQ e com alto teor de cimento asfáltico de petróleo visando deixá-la mais flexível para melhorar a absorção de impacto e contribuir com o conforto de quem caminha na pista. 
O Departamento de Obras reforça que tudo foi pensado e estudado para ser uma obra de qualidade. Porém, não é possível prever catástrofes climáticas e sim preveni-las. A prefeitura informou que deve começar os reparos nos próximos dias.