CIDADES

min de leitura - #

Clima de verão surpreende região

Renan Vallim

| Edição de 27 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estamos a menos de um mês do início oficial do inverno, mas os dias estão com ares de verão. A temperatura ontem atingiu quase 28º C, um número bem acima do esperado para essa época do ano. De acordo com o Instituto Simepar, o calor no norte do Paraná ocorre por conta de um bloqueio atmosférico, que deve manter as temperaturas elevadas pelos próximos dias na regiã

Imagem ilustrativa da imagem Clima de verão surpreende região

o.

A temperatura máxima registrada em Apucarana ontem foi de 27,7ºC, e a mínima ficou em 18,9ºC. A média histórica para esta época do ano é de 17,8ºC, abaixo da temperatura mínima atingida ontem. Não à toa, muita gente trocou a blusa de lã e a calça por camisetas e bermudas no centro de Apucarana ontem. As sorveterias também ficaram cheias ao longo do dia.
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar, Tarcísio da Costa, o calor atípico é causado por um bloqueio atmosférico, denominação para áreas de alta pressão atmosférica. “Esse bloqueio impede que massas de ar ou frentes frias se instalem na região. A falta de chuvas é comum quando isso acontece”, afirma.
A ocorrência desse tipo de fenômeno é predominante no outono. “Esse bloqueio vai ser rompido quando uma massa de ar fria mais forte avançar para a região. Quando isso acontecer, esse fenômeno irá provocar chuvas e, na sequência, queda na temperatura. No entanto, não há previsão para que uma massa de ar fria desse tipo chegue ao Paraná nos próximos dias”, diz Tarcísio.
O inverno no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de junho, com término no dia 22 de setembro. (RENAN VALLIM)