CIDADES

min de leitura - #

Colégio Agrícola vive expectativa para Expoagri

Fernando Klein

| Edição de 04 de agosto de 2022 | Atualizado em 04 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Colégio
Agrícola vive expectativa para Expoagri

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O clima é de muita expectativa entre alunos e professores do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas para a Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri). O evento vai acontecer entre os dias 11 e 13 deste mês. A estimativa de público é de 30 mil pessoas durante os três dias de programação, que prevê apresentação de projetos dos estudantes nas áreas de agricultura e pecuária, além de shows sertanejos.

A Expoagri foi suspensa durante a pandemia de covid-19 e está de volta após dois anos, sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Apucarana. A apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos vai ocorrer das 8 às 18 horas nas instalações do Colégio Agrícola. Após este horário, os portões serão fechados para os visitantes e a exposição prossegue na Rua Marcílio Dias, em frente ao estabelecimento de ensino, onde a Prefeitura vai montar a praça de alimentação, o parque com brinquedos e também a estrutura para os shows.

Na sexta-feira (12), a atração é a dupla Teodoro e Sampaio e, no sábado (13), Carreiro e Capataz. Os dois shows começam às 22 horas e são gratuitos.

A diretora do Colégio Agrícola, Rosiney Pimenta, afirma que os alunos estão empolgados com o retorno da exposição. “Tudo aquilo que os alunos aprenderam na teoria vão demonstrar na prática na exposição. É algo importante para eles, porque é uma oportunidade de repassar para a comunidade e para os pais esse conhecimento adquirido aqui no colégio”, afirma. Ela destaca a parceria com a Prefeitura, que trouxe um novo status para o evento. “Acabamos fazendo essa parceria com a Prefeitura também para motivar os alunos e toda a comunidade apucaranense”, diz.

O prefeito Junior da Femac destaca que o evento é um resgate da cultura local. “A Expoagri é uma ação que valoriza e reconhece a cultura da agrofamília, que é a essência de Apucarana. Além da tradição e da qualidade do ensino técnico oferecido pelo Colégio Agrícola, conta com uma programação que reforça a identidade rural e a cena cultural sertaneja”, salienta o prefeito Júnior da Femac.

ALUNOS

O Colégio Agrícola tem 287 estudantes de 32 cidades do Paraná, além do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Cerca de 150 deles moram em alojamentos do próprio colégio, que conta com uma área total de 95 alqueires.

Alan Cristian da Silva Araújo, aluno do terceiro ano, tem 19 anos e veio de Ivatuba para estudar em Apucarana. Ele explica que no município de origem, que fica na região de Maringá, o foco é na agricultura. Por isso, o jovem optou pelo Colégio Agrícola para aprender mais também sobre a pecuária. “O aprendizado aqui é muito bom”, assinala. (FERNANDO KLEIN)